Restituição do Imposto de Renda

Restituição do Imposto de Renda: Terceiro lote tem correção de 2,07%; confira se você irá receber

26 jul 2023, 10:59 - atualizado em 26 jul 2023, 10:59
Receita Federal, imposto de renda
Restituição do Imposto de Renda tem correção de 2,07% no terceiro lote (Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

O terceiro lote da restituição do Imposto de Renda terá correção de 2,07% no valor que será depositado aos contribuintes. O cálculo do ajuste tem como base a taxa Selic, que está em 13,75% ao ano.

A consulta para este lote já pode ser feita, sendo que será o primeiro em que estão inclusos contribuintes fora dos grupos prioritários. O pagamento será feito em 31 de julho.

O montante a ser distribuído é de RS 7,5 bilhões, conforme informou a Receita Federal. 5.632.036 contribuintes receberão o montante, sendo:

  • 16.536 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 95.047 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
  • 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; e
  • 3.879.049 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.

Restituição do Imposto de Renda: veja como consultar

Para consultar a restituição do Imposto de Renda, o declarante deve:

  1. Acessar o aplicativo ou a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal);
  2. Clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”;
  3. Digitar o CPF e data de nascimento.

O site informa se o IR ainda está sendo processado, se há pendências com a Receita, se está na fila da restituição ou se já está liberado.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração. Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.