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Rodolfo Amstalden: A eterna morte das Big Techs

13/08/2020 - 15:06
Rodolfo Amstalden
Amstalden: “Na superfície dos fatos, parece que as Big Tech desafiam a lei da gravidade das finanças”(Imagem: Murilo Constantino/Empiricus)

Aprendi com os jornalistas que jornais são perecíveis.

Concordo que o jornal de ontem vale zero para aqueles investidores que não convivem com animais de estimação.

Até mesmo o de hoje vale próximo de zero.

No entanto, notícias publicadas há décadas, guardadas com carinho num baú de memórias, podem armazenar insights úteis e perenes.

A imagem abaixo consolida quatro recortes jornalísticos da Era Paleozoica.

Em 1998, o Yahoo! levantava o troféu de campeão definitivo das buscas na internet.

Em 2007, o MySpace era tido consensualmente como um monopólio natural, enquanto a Nokia degustava a dominância absoluta em celulares, com sua base imperial de 1 bilhão de clientes.

Gosto de me beliscar com esses casos históricos sempre que pondero o valor intrínseco (ou algo parecido com isso) das Big Techs.

Se o retorno com as ações de Apple, Google e Facebook tem sido excepcional na última década, intacto através de subprimes e pandemias, onde está o risco?

Na superfície dos fatos, parece que as Big Tech desafiam a lei da gravidade das finanças, segundo a qual todo retorno elevado embute em si mesmo um risco de magnitude comparável.

No gráfico, as Big Techs parecem entregar retorno sem risco… Porém, quando tiramos os recortes de jornal do baú, lembramos que não é bem assim.

Toda líder de mercado é inquestionavelmente líder, até que não seja mais.

Assim, cada empresa que se propõe a disputar o perigoso jogo do “winner takes all” carrega sobre sua cabeça uma espada de Dâmocles.

E não dá para reclamar injustiça, pois essa espada tem o exato fio da navalha com que o Google cortou a jugular do Yahoo!, iPhone versus Nokia, Facebook versus MySpace.

Com isso, não estou dizendo que as Big Techs se encontram sob ameaça patente, agora ou amanhã. A rigor, é justamente o oposto disso: trata-se de uma ameaça latente, subliminar, e que nunca vai embora.

O mais provável é que Apple, Amazon, Microsoft, Google e Facebook continuem dominando seus respectivos mercados, por muitos e muitos anos.

Contudo, se por acaso pararem de dominar, estarão mortas (esse é o outro lado da moeda que passa despercebido, e que explica o aparente conundrum do risco-retorno).

 

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Última atualização por Márcio Juliboni - 13/08/2020 - 15:06