BusinessTimes

Santander (SANB11): A dupla que penaliza o banco

26 out 2022, 9:28 - atualizado em 26 out 2022, 10:33
leilão santander casas e apartamentos
Maior conservadorismo na concessão de crédito não foi suficiente para segurar o aumento da inadimplência. (Imagem: REUTERS/Kacper Pempel)

A dupla de menor crescimento na receita e pressão nas despesas deve continuar a atuar de forma desfavorável para o Santander (SANB11), em um momento de concessões de crédito mais focadas em linhas conservadoras, disse a Empiricus nesta quarta-feira (26).

O banco teve uma queda de 28,9% do lucro na base anual, a R$ 3,039 bilhões no terceiro trimestre, em um reflexo de receitas em queda com inadimplência e despesas em alta. O retorno sobre patrimônio líquido caiu 5 p.p., para 16%, segundo balanço divulgado hoje.

“Por mais que o aumento da inadimplência fosse esperado com mais intensidade para o Santander, a penalização do lucro foi acentuada”, destacou a analista Larissa Quaresma, que assina o relatório da casa de análises. “Mantemos nossa preferência por Itaú (ITUB4) no setor bancário”.

Conservadorismo do Santander

Para a Empiricus, o maior conservadorismo na concessão de crédito não foi suficiente para segurar o aumento da inadimplência, que, avalia a casa, reflete o comportamento das safras de crédito passadas.

A carteira de crédito cresceu 4% sequencialmente, para R$ 566 bilhões. A expansão foi puxada pelo crédito às grandes empresas e, na pessoa física, pelo consignado e imobiliário – linhas mais conservadoras.

O índice de empréstimos atrasados há mais de 90 dias cresceu em 0,1 p.p. trimestralmente, e em 0,6 p.p. anualmente, para 3% da carteira de crédito total.

Por outro lado, esse patamar representa estabilidade em relação ao terceiro trimestre de 2019, período “normalizado” pré-pandemia, nota Quaresma.

“De toda forma, esperamos que os atrasos continuem a aumentar nos próximos trimestres”, destacou.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin