Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Saúde: conheça as 4 empresas do setor que estão liderando a tendência ESG

20/01/2021 - 18:25
Fleury
A Fleury é a única ação dentro da cobertura do BTG Pactual que integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (Imagem: Gustavo Kahil/Money Times)

A pauta ESG está cada vez mais presente nas discussões dos investidores, que exigem mais clareza por parte das empresas sobre como andam suas iniciativas nas esferas ambiental, social e de governança corporativa.

Foi pensando nisso que o BTG Pactual (BPAC11) mapeou a abordagem ESG das companhias do setor de saúde sob sua cobertura. De acordo com o banco, por se tratar de uma indústria pautada em serviços, as iniciativas de sustentabilidade das empresas se concentram em questões sociais e de governança.

Dentre os nomes que compõem o setor, quatro chamaram a atenção dos analistas na análise: Fleury (FLRY3) – única ação sob a cobertura do BTG que faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 (B3SA3) -, SulAmérica (SULA11), Rede D’Or (RDOR3) e Odontoprev (ODPV3).

Fleury

A Fleury é listada no Novo Mercado e conta com um conselho de administração formado por 12 membros, sendo três deles independentes e duas mulheres. Já a administração conta com seis executivos, e apenas uma é mulher. A presença feminina é mais forte no quadro de funcionários, compondo 80% da força de trabalho.

Na pauta social, a companhia atua em diversos projetos, dentre eles o Voluntários do Sertão e o Domingo Rosa.

SulAmérica

Como a Fleury, a SulAmérica não tem sobreposição de executivos no conselho, que é composto por dez membros (seis independentes e duas mulheres). Na administração, de quatro executivos, uma é mulher.

Em relação às iniciativas sociais, o BTG destacou que a empresa se uniu com Rede D’Or e Qualicorp (QUAL3) para ajudar a construir um hospital de campanha na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e doou R$ 4 milhões à Santa Casa de Misericórdia.

A companhia é a única sob a cobertura do banco que não é listada no Novo Mercado.

Rede D’Or

Rede D'Or
A Rede D’Or colaborou com o desenvolvimento da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 (Imagem: LinkedIn/Rede D’Or São Luiz)

No caso da Rede D’Or, o BTG levou em consideração os esforços da empresa em divulgar, desde 2015, um relatório de sustentabilidade a cada ano, mas disse que o conselho é sobreposto: dos sete membros, dois são independentes e não existe presença feminina.

A administração também é composta apenas por homens, enquanto 74% dos funcionários da companhia são mulheres.

No âmbito social, a Rede D’Or está envolvida em alguns projetos. Durante a pandemia, a companhia doou equipamentos (ventiladores, camas e monitores) a governos de seis estados, ajudou a construir dois hospitais de campanha, colaborou com o desenvolvimento da vacina Oxford/AstraZeneca e tem sido um dos principais nomes na linha de frente contra a Covid-19.

A empresa também tem algumas iniciativas ambientais em construção e atua para reduzir o desperdício de energia e água.

Odontoprev

A Odontoprev chama atenção pelas suas iniciativas sustentáveis. Sua atuação com projetos ambientais vem desde 2008.

Listada no Novo Mercado, a empresa não tem sobreposição no conselho (formado por sete membros, todos homens). Dos sete executivos que formam a alta administração, apenas uma é mulher. A força de trabalho da Odontoprev é composta em sua maioria por mulheres (74%).

Os projetos sociais também compõem boa parte da pauta ESG da Odontoprev. Dentre as iniciativas, o BTG destacou o Black Friday do Bem e a doação de 112 planos dentários para crianças e adolescentes na Zona Oeste de São Paulo.

O BTG tem recomendação de compra para as ações da Rede D’Or e da SulAmérica. Para os papéis da Fleury e da Odontoprev, a recomendação é neutra.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 20/01/2021 - 18:25