Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Seca prejudica safras de café e laranja em SP, murchando colheita de 2021

25/03/2021 - 14:55
Laranja Citricultura
Só São Paulo responde por cerca de 96% da exportação nacional de suco de laranja (Imagem: Reprodução/Fundecitrus)

No final do ano passado, a estiagem e o calor afetaram as lavouras paulistas. E os efeitos da condição climática podem ser sentidos na colheita das safras de 2021. Café e laranja são as duas maiores culturas de São Paulo.

Estima-se que a produção brasileira de café deve cair em 40% em relação à temporada anterior, segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais.

A produção cafeeira paulista comercializou 290,4 mil toneladas do grão em 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), movimentando cerca de R$ 2 bilhões.

A laranja, produto importante para o agronegócio do Estado de São Paulo, também deve sofrer com quedas.

Abrão Filho aumenta 135% sua receita em 2021

O Cinturão Citrícola, formado por São Paulo e um pouco do Triângulo Mineiro, praticamente berço de tudo que sai para as esmagadoras brasileiras, terá uma quebra de 30% na laranja sobre a safra 19/20, serão aproximadamente, 269 milhões de caixas, pelo último levantamento da Fundecitrus, de janeiro.

As mais de 13 milhões de toneladas da fruta produzidas pelo estado, em 2019, representaram 77% de toda a produção brasileira.

Segundo o sistema FAESP/SENAR, o estado de São Paulo responde por cerca de 96% da exportação nacional de suco de laranja, sendo que a cadeia citrícola paulista engloba 13 mil citricultores.

“O povo paulista vem sofrendo com a falta de chuva nos últimos anos, o que começou a afetar a nova colheita. Por mais que possamos prever, infelizmente, essas condições são incontroláveis. O produtor vive em busca de fôlego para trabalhar e produzir”, relata a economista da WTK Agro — o banco digital é o primeiro a ter todas as suas operações voltadas ao agronegócio.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Simões - 12/04/2021 - 13:44

Pela Web