Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Secretário-geral da ONU diz que é hora de acabar com “guerra absurda” da Rússia na Ucrânia

22/03/2022 - 13:57
Ucrânia
A Rússia lançou o que chama de “operação militar especial” em 24 de fevereiro para destruir a infraestrutura militar da Ucrânia (Imagem: Divulgação via REUTERS)

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu nesta terça-feira o fim da “guerra absurda” iniciada pela invasão russa da Ucrânia há um mês, alertando que o conflito “está indo a lugar nenhum, rápido” e que o povo ucraniano está “sofrendo um inferno”.

“Continuar a guerra na Ucrânia é moralmente inaceitável, politicamente indefensável e militarmente absurdo”, disse Guterres a repórteres em Nova York.

A Rússia está transformando o porto ucraniano sitiado de Mariupol nas “cinzas de uma terra morta”, disse o conselho local nesta terça-feira, descrevendo mais duas grandes bombas que caíram sobre a cidade que está isolada há semanas.

“Mesmo que Mariupol caia, a Ucrânia não pode ser conquistada cidade por cidade, rua por rua, casa por casa”, disse Guterres. “Esta guerra não pode ser vencida. Mais cedo ou mais tarde, ela terá que passar do campo de batalha para a mesa da paz.”

“É hora de acabar com essa guerra absurda”, disse ele.

A Rússia lançou o que chama de “operação militar especial” em 24 de fevereiro para destruir a infraestrutura militar da Ucrânia. A Ucrânia e seus aliados ocidentais acusam Moscou de atacar civis indiscriminadamente. Moscou nega atacar civis.

Guterres disse que cerca de 10 milhões de ucranianos fugiram de suas casas e alertou que as reverberações da guerra estão sendo sentidas globalmente “com a disparada dos preços dos alimentos, energia e fertilizantes ameaçando se transformar em uma crise global de fome”.

“Há o suficiente na mesa para cessar as hostilidades agora… e negociar seriamente agora”, disse Guterres.

Última atualização por André Luiz - 22/03/2022 - 13:57

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto