Comprar ou vender?

Seleção BB 2024: Banco vê Ibovespa acima dos 140 mil pontos e lista 16 ações para ano que vem; confira

11 dez 2023, 15:26 - atualizado em 11 dez 2023, 15:26
ibovespa-b3-mercados-bolsa de valores
Ibovespa pode atingir os 153 mil pontos em 2024 no cenário otimista, segundo BB Investimentos (Imagem: Divulgação/B3)

O Ibovespa tem gás para chegar aos 141 mil pontos até o fim de 2024, avalia o time de análise do BB Investimentos, em relatório com perspectivas para o mercado de renda variável.

O patamar estipulado pela instituição não é dos mais otimistas, considerando que existem analistas que veem o índice podendo atingir os 155 mil pontos nos próximos meses.

O BB explica que o cenário-base considera um contexto “menos arrojado” de expansão de resultados para as commodities.

“Notamos que os impulsos da Bolsa em ciclos de corte de juros passam por dois estágios: o primeiro, imediato, mais atrelado à redução gradativa do custo de capital das companhias, acompanhado ao longo de 2023, e o segundo, mais de longo prazo, vinculado à descompressão dos resultados financeiros das empresas e embalado por um maior apetite do mercado de crédito, cenário-base para o ano que vem”, comentam Victor Penna, Wesley Bernabé e o restante do time de research do BB.

Ibovespa: do cenário pessimista ao otimista

Além do cenário-base de 141 mil pontos, o BB traçou mais dois cenários para o Ibovespa, um pessimista e outro otimista.

O cenário otimista considera uma dinâmica de preços de commodities (petróleo e minério de ferro) mais forte para os resultados das companhias, além de uma evolução positiva do quadro de política monetária nos mercados globais, sem surpresas negativas.

Nesse cenário, o BB projeta para o índice um preço-alvo de 153 mil pontos.

Caso as expectativas dos analistas não sejam atendidas, o modelo traçado pelo BB é de 132 mil pontos para o Ibovespa, “o que levaria a um prêmio de risco de equity negativo”.

Seleção BB 2024

Para 2024, o BB selecionou 16 ações da Bolsa que acredita que devem se destacar em seus respectivos setores.

A cesta conta com exposição considerável ao setor financeiro, tendo Itaú (ITUB4) e BTG Pactual (BPAC11) como os principais bancos para 2024, além da B3 (B3SA3), que deve surfar a melhora de cenário do mercado de capitais.

A seleção de papéis do BB também conta com os dois maiores nomes do Ibovespa, Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4).

Do setor de consumo, o Magazine Luiza (MGLU3) é uma das ações com que a instituição está otimista para o próximo ano. E do construção civil, dois nomes foram selecionados pelo BB.

Empresa Ticker
B3 B3SA3
BTG Pactual BPAC11
Cyrela CYRE3
Direcional DIRR3
Grupo Mateus GMAT3
Itaú ITUB4
Jalles Machado JALL3
JBS JBSS3
Lojas Quero-Quero LJQQ3
Magazine Luiza MGLU3
Petrobras PETR4
Sabesp SBSP3
Transmissão Paulista TRPL4
Vale VALE3
Vibra Energia VBBR3
Weg WEGE3

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin