ImóvelTimes

Selic a 13,25%: 10 fundos imobiliários com dividendo acima da taxa, que vai cair mais

03 ago 2023, 8:15 - atualizado em 03 ago 2023, 12:05

Tesouro Direto

Demorou, mas o Banco Central (BC) cortou a taxa básica de juros (Selic) após três anos e assim, inicia o tão aguardado ciclo de corte de juros. Com isso, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa em 0,50 ponto percentual (p.p.), passando de 13,75% para 13,25% ao ano. A decisão sobre a taxa saiu ontem (02).

Após ser bastante criticada pelo governo federal, empresários de vários setores e pelo mercado financeiro, a autoridade monetária se curva e finalmente inicia o afrouxamento monetário, sinalizado no comunicado do Copom.

O ciclo de alta de juros no Brasil começou em 2021, quando a taxa básica de juros estava a 2% ao ano, em seu menor nível histórico. O BC encerrou o ciclo de aperto monetário em agosto de 2022 e, por seis encontros seguidos do Copom, manteve a Selic em 13,75%.

Queda da Selic vai estimular follow-on de fundos imobiliários

Mais cortes a caminho

O Banco Central sinalizou no comunicado que deverá promover mais cortes, com chances de seguir na mesma magnitude. Desta forma, o mercado já prevê que a Selic deve encerrar 2023 em 11,75%, com mais três reduções em 0,50 p.p.

Porém, mesmo com o corte promovido ontem, o patamar de juros segue elevado e impactando os ativos de renda variável. Além disso, continua refletindo em incertezas econômicas e na saúde financeira de empresas.

No entanto, com o corte de juros no horizonte, o cenário para os fundos imobiliários mudou nos últimos meses e o mercado segue otimista, mesmo com a Selic em dois dígitos e com o cenário de deflação. Contudo, mesmo com o ciclo de redução da taxa de juros, há alguns FIIs rendendo acima da Selic.

Para isso, o Money Times listou 10 fundos imobiliários que estão com o dividend yeld (rendimento de dividendos) acima da taxa.

O levantamento foi realizado pelo head comercial do hub independente do mercado financeiro TradeMap, Einar Rivero, considerando os FIIs que compõem a carteira do índice referência do setor da B3, o Ifix, e o fechamento de 01 de agosto.

Fundos imobiliários com retorno de dividendos acima da Selic

Fundo Ticker Retorno com dividendos (12 meses)
Cartesia Recebíveis Imobiliários CACR11 18,68%
JPP Allocation Mogno JPPA11 16,88%
Riza Akin RZAK11 16,42%
Ourinvest JPP OUJP11 16,02%
Átrio Reit Recebíveis Imobiliários ARRI11 15,20%
Plural Recebíveis Imobiliários PLCR11 15,12%
Valora RE III VGIR11 15,00%
Urca Prime Rendimentos URPR11 14,80%
Vinci Credit Securities VCRI11 14,73%
NCH EQI High Yield Recebíveis NCHB11 14,58%

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.