AgroTimes

Sem chuva, próxima safra de citrus no mínimo vai “despiorar” sobre a recém-concluída

12 abr 2021, 16:35 - atualizado em 12 abr 2021, 16:35
Laranja
Safra 21/22 da laranja não deve ser muito melhor que a quebra da atual, se as chuvas não voltarem (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

A quebra recorde confirmada da safra de laranja, batendo todas as anteriores desde 1988, segundo a Fundecitrus, pode ter reflexos no ciclo 21/22. Se não atingir a redução de 30,5%, da 20/21, no mínimo vai “despiorar”.

As esperanças de reversão do quadro estão depositadas nas chuvas de abril e maio sobre o Cinturão Cítricola, que pega o maior produtor nacional de laranja, São Paulo, e um parte das lavouras mineiras.

Mesmo o melhor otimismo do consultor da Agriplannig e produtor, Maurício Mendes, que estabelece este período crítico para alguma recuperação dos pomares, não encontra eco nos mapas meteorológicos.

A precipitação está comprometida neste segundo trimestre, segundo, entre outros, Paulo Sentelhas, da cadeira de agrometeorologia da Esalq/USP.

Já no meio de março, Mendes lembrou ao Money Times que a seca que se abateu sobre os laranjais desta safra, durante boa parte de 2020, é a mesma que prejudicou os “chumbinhos” das laranjas que vão se colhidas na próxima safra.

“Sem chuvas, sim, vai ser uma outra safra ruim”.

Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.