Política

Senado aprova Renato Gomes para diretoria de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC

06 abr 2022, 17:44 - atualizado em 06 abr 2022, 17:44
Senado
O economista ainda se posicionou contra a tributação sobre pagamentos, medida já defendida pela equipe econômica do governo (Imagem: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom)

O Senado aprovou nesta quarta-feira a indicação de Renato Gomes para a diretoria de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central.

Em votação em plenário, Gomes teve 48 votos favoráveis e 6 contra houve duas abstenções.

O nome havia sido aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na terça-feira.

Agora, após ser empossado, Gomes poderá votar na próxima reunião do Comitê de Política Monetária, em maio.

O encontro deve marcar o fim do ciclo de aperto monetário iniciado no ano passado para segurar a inflação, conforme indicou o presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Em sabatina na CAE na terça, Gomes disse ser empático à preocupação sobre o lucro elevado de bancos, citando ações já adotadas pela autoridade monetária para aumentar a competitividade no setor, como o open banking e o apoio a fintechs.

O economista ainda se posicionou contra a tributação sobre pagamentos, medida já defendida pela equipe econômica do governo, argumentando que eventual iniciativa nesse sentido geraria distorções.

Gomes foi indicado em outubro do ano passado para ocupar a vaga deixada por o João Manoel Pinho de Mello.

Professor da Escola de Economia de Toulouse e pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique, ele é bacharel e mestre pelo Departamento de Economia da PUC-Rio e PhD em economia pela Northwestern University.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.