Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Serviços de streaming desbancam TV fechada e já fazem parte de 66% das casas brasileiras, afirma QualiBest

30/05/2021 - 9:45
Streaming
(Imagem: Reprodução/Portal Jurídico Estudar o Direito)

Os serviços de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video e Disney+, descabancaram os canais da TV fechada durante a pandemia, de acordo com a pesquisa do Instituto QualiBest.

No levantamento, 66% dos participantes afirmaram assinar algum desses serviços, enquanta apenas 40% deles afirmaram ter canais a cabo em suas residências.

A QualiBest avaliou que as plataformas de streaming parecem estar promovendo transformações significativas no mercado de telas: mais de um terço dos entrevistados (37%) disseram que, embora já tenham assinado canais fechados no passado, não contam com o serviço atualmente – ou seja, resolveram cancelá-lo.

Além disso, levando em conta aqueles que mantiveram sua assinatura de canais, 24% reduziram o plano que possuíam no último ano.

“A pesquisa aponta para um fenômeno fundamental que estamos vivendo hoje, em que o consumidor está claramente mais disposto a pagar por um serviço de streaming do que por uma assinatura de TV – e por vários motivos: além de serem multitelas, as plataformas oferecem uma flexibilidade de assistir filmes e séries muito maior do que a televisão. Essa é uma vantagem fundamental que elas possuem e que, por isso, devem mantê-las na frente da concorrência por muito tempo”, analisa Daniela Malouf, diretora geral do Instituto QualiBest.

A preferência pelas plataformas de vídeo também ganhou força por sua usabilidade em diversos dispositivos. Para 75% dos ouvidos na pesquisa, esse é um ponto determinante. Quase a totalidade dos entrevistados (81%) usam o serviço justamente pelo smartphone, onde a TV paga tem pouca penetração.

Concorrência de plataformas

De acordo com a pesquisa, apesar da Netflix ainda ter uma grande vantagem em relação aos concorrentes, a empresa terá que se reforçar com os novatos que estão entrando no mercado.

Esse é o caso da Disney+, que chegou ao Brasil em novembro do ano passado, e já tenha 20% de usuários dentre os ouvidos na pesquisa – quase o mesmo patamar da Globoplay (22%), que já opera há seis anos.

A Amazon Prime Video está na segunda colocação, com 33% dos usuários da pesquisa.

“É comum, em qualquer mercado, que a concorrência encontre um equilíbrio maior com o tempo. Nossos números sugerem que isso está começando a acontecer entre as plataformas de streaming, após anos de domínio da Netflix”, analisa Daniela Malouf.

Veja o estudo completo:

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Vitória Fernandes - 30/05/2021 - 10:49

Cotações Crypto
Pela Web