Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Setor de aço da China pede aumento na produção local de minério de ferro

25/05/2020 - 8:25
Minério de Ferro
A China é o maior consumidor global de minério de ferro, com uma demanda que deve atingir 1,225 bilhão de toneladas em 2020 (Imagem: Twitter/Fortescue Metals)

Uma associação do setor de aço da China e grandes siderúrgicas locais pediram um aumento na produção doméstica de minério de ferro, assim como maior investimento em exploração no exterior para assegurar suprimentos.

O presidente do conselho da Associação da Indústria de Ferro e Aço da China (CISA, na sigla em inglês), He Wenbo, recomendou durante a Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CPPCC) em Pequim que a China deveria definir um “objetivo nacional estratégico” de manter a produção doméstica de minério de ferro equivalente a mais de 20% da demanda total.

A China é o maior consumidor global de minério de ferro, com uma demanda que deve atingir 1,225 bilhão de toneladas em 2020, segundo um centro de estudos estatal. Mas o país depende fortemente de importações, que somaram 1 bilhão de toneladas em 2019.

O chefe da CISA, que participou como delegado da conferência da CPPCC neste ano, propôs que a receita de um imposto de valor agregado sobre as importações de minério de ferro poderia ser direcionada para um fundo de apoio ao desenvolvimento do minério de ferro nacional, fortalecendo aportes em minas domésticas.

Essas receitas somam cerca de 90 bilhões de iuanes (12,61 bilhões de dólares) por ano.

Ele sugeriu que empresas de aço que investem em novas minas ou expansão da produção em depósitos existentes deveriam ser isentas de imposto de renda.

Aço Indústria
Maior recolhimento e utilização de sucata de aço, é uma alternativa ambientalmente mais amigável que o minério de ferro em termos de produção (Imagem: Unsplash/@moyse)

“Deveríamos continuar a promover ativamente investimentos conjuntos e cooperação com importantes mineradoras, e ao mesmo tempo focar em recursos não desenvolvidos na África e no Canadá”, afirmou He.

Ele ainda pediu maior recolhimento e utilização de sucata de aço, uma alternativa ambientalmente mais amigável que o minério de ferro em termos de produção.

Em separado, o presidente do conselho da Hunan Valin Iron & Steel Group, Cao Zhiqiang, delegado do Congresso Nacional do Povo (NPC), propôs a expansão de canais de financiamento para fundos especiais voltados à exploração de recursos no exterior.

Outro delegado do NPC, o presidente do conselho da Ansteel Group, Tan Chengxu, propôs acelerar a formulação de uma estratégia para assegurar a disponibilidade de minério de ferro e pediu forte apoio à exploração doméstica de minério, segundo comunicado da empresa nesta segunda-feira.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Lucas Simões - 25/05/2020 - 8:25