Sob o “porre” do coronavírus, Minas lembra outro símbolo do seu agro, a cachaça

22/05/2021 - 14:37
Aguardente de cana armazenado em tonéis de carvalho, atingindo requintes de bebida nobre (Reprodução/TV Brasil)

Em mais um final de semana de pandemia, quando as confraternizações ainda estão sob restrições (ou deveriam), e o consumo de bebidas alcoólicas também (ou deveriam), chega-se ao a um novo Dia da Cachaça Mineira.

Na verdade, foi sexta (21) a data oficial das mais famosas aguardentes de cana, mas como manda a regra social (ou deveria), a partir de hoje que a bebida está liberada.

O produto está para o agronegócio de Minas Gerais tanto quanto o café, o leite, o queijo, o pão de queijo, a carne de porco, entre outros símbolos típicos do estado.

Não à toa, das marcas mais badaladas, há uma com nome bem apropriado: Espírito de Minas.

São mais de 230 milhões de litros anuais, mais de 50% da produção nacional, e cerca de 100 mil empregos diretos e outros 300 mil indiretos. E mais de US$ 1 milhão em exportações, que, naturalmente, poderiam ter sido maiores não fosse esse porre de coronavírus.

Para a cachaça de produção artesanal, não é nada pouco.

Em termos de qualidade, tem de tudo um pouco, mas a média mais baixa ainda está acima da régua de outras regiões produtoras.

Como dizem os mineiros, que fique bem claro: é cachaça, não pinga.

É cachaça que sai de todas as regiões das Minas Gerais.

O Norte, na área de município de Salinas, se concentra a maior parte dos alambiques, e tem até a famosa marca do mesmo nome da cidade.

Mas se o consumidor calejado ou iniciante quiser, vão encontrar no Sul do estado, no meio dos cafezais, até uma tal de Âmago da Tradição, e medalha de outro no concurso internacional de aguardentes de Bruxelas.

 

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Giovanni Lorenzon - 22/05/2021 - 14:55

Cotações Crypto
Pela Web