AgroTimes

Soja e milho: AgResource eleva estimativas de safras e exportações do Brasil

31 maio 2023, 15:56 - atualizado em 31 maio 2023, 15:56
Soja e milho:
Para a soja, a estimativa é um aumento de 1,2 milhão de toneladas na comparação com a previsão anterior, para um recorde de 155,15 milhões de toneladas (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O Brasil produzirá mais milho e soja do que o esperado na safra 2022/23, estimou nesta quarta-feira a AgResource Brasil, filial da empresa norte-americana AgResource Company, apontando ainda maiores exportações.

Para a soja, a estimativa é um aumento de 1,2 milhão de toneladas na comparação com a previsão anterior, para um recorde de 155,15 milhões de toneladas.

“Isso acontece devido aos melhores rendimentos e condições favoráveis nos principais Estados, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná“, disse a consultoria. A colheita da oleaginosa já está encerrada.

Com isso, a AgResource Brasil elevou em 500 mil toneladas a expectativa de exportações de soja, “por conta da forte demanda global e do impacto da estiagem na Argentina, que fará com que o país busque fontes brasileiras para suprir necessidades internas”. A estimativa passou para um total de 97 milhões de toneladas, volume nunca visto.

Com as boas condições climáticas para a segunda safra de milho, a colheita total do cereal foi atualizada para 127,45 milhões de toneladas, versus 126,08 milhões anteriormente.

Projeta-se também que o Brasil pode assumir a posição de maior exportador de milho, com aumento das projeções de exportação em 3 milhões de toneladas, totalizando em 50 milhões de toneladas.

“A depender da logística brasileira, este número pode ser ainda maior, diante dos descontos de preço que temos no milho em diversas regiões neste início de colheita”, comentou.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.