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Sorridents: Compensa ser dono de uma loja da rede? Lucro pode chegar a R$ 37.500 por mês

10 maio 2022, 15:42 - atualizado em 10 maio 2022, 15:42
Sorridentes
Saiba quanto custa e quanto você vai ganhar se abrir uma loja da Sorridents (Imagem: Divulgação)

Um dono de uma loja da rede Sorridents pode lucrar, em média, R$ 37.500 por mês, segundo dados obtidos pelo Money Times em entrevista com a CEO da companhia, Carla Sarni.

Já o faturamento médio mensal dos franqueados é de R$ 150 mil, e a margem de lucro sobre o faturamento é de 20% a 25%. Sendo assim, 25% de R$ 150 mil é R$ 37.500.

No entanto, ela deixa claro que essa é a média geral da rede e que cada loja possui sua particularidade.

“O empreendedor que acabou de começar tem um faturamento médio entorno de R$ 60 mil e R$ 65 mil, mas existem lojas que podem faturar R$ 500 mil em apenas um mês, só que, para isso, o negócio já precisa ter amadurecido”, explica Carla Sarni.

Para ser dono de uma rede de franquia o interessado precisa entender os dois modelos de negócios existentes, o light e o master.

Caso a cidade do empreendedor tenha até 100 mil habitantes, o modelo disponibilizado pela Sorridents é o light, já os municípios com mais de 100 mil habitantes possuem loja master.

“É importante frisar para o empreendedor que se a cidade dele tiver mais de 100 mil habitantes, ele obrigatoriamente deve abrir uma master, não damos nenhuma opção de escolha. Uma cidade como São Paulo só deve ter franquia master e uma pequena cidade do interior com até 100 mil habitantes deve ter apenas lojas lights”, afirma.

O valor para investir na loja varia de R$ 350 mil a R$ 450 mil, quando o empreendedor vai abrir uma light. Já quando ele deve abrir uma master o investimento varia de R$ 550 mil e R$ 650 mil.

“O valor pode variar devido às obras civis que devem ser realizadas para padronizar o ambiente para o desejado pelo plano de negócio. Essa quantia também inclui a taxa de franquia”, explica.

Veja a tabela da Sorridents

Modelo Master
Lucro de 20% Lucro de 25%
Investimento mínimo R$ 550 mil X X
Investimento máximo R$ 650 mil X X
Faturamento inicial mínimo R$ 60 mil R$ 12 mil R$ 15 mil
Faturamento inicial máximo R$ 65 mil R$ 13 mil R$ 16.250
Faturamento médio da rede R$ 150 mil R$ 30 mil R$ 37.500
Maior faturamento da rede R$ 500 mil R$ 100 mil R$ 125 mil

O modelo light possui valores diferentes de investimento, mas a CEO da rede diz que os faturamentos são os mesmo da modelo master.

No entanto, se light e master tem a mesma rentabilidade, mas o valor de investimento da master é muito maior, porque o empreendedor abriria a segunda opção?

“Nós indicamos uma Master por causa do potencial de faturamento de crescimento daquela unidade. Em uma cidade como São Paulo, o interessado dificilmente conseguiria abrir uma light, pois na maior cidade do país todas são masters”, respondeu pela tangente Carla Sarni.

Taxas e capital de giro

Além da taxa de franquia, que está inclusa nos investimentos iniciais, a rede cobra uma taxa de royalties de 6% sobre o faturamento.

O pagamento da taxa de franquia deve ser realizado desde o primeiro mês, caso o franqueado não tenha faturamento, ele não paga essa taxa. O capital de giro estimado é de R$ 50 mil para as duas modalidades de loja.

Riscos de investir em uma franquia da Sorridents

Mesmo que uma franquia seja um negócio mais garantido que empreender sozinho, nem tudo são flores, principalmente por causa da situação econômica no Brasil.

Por isso, a franqueadora deixa tudo muito claro que no começo o faturamento é menor e fica na casa dos R$ 60 mil. além disso, o franqueado deve estar atendo à fatores externos, que podem não ser controlados e causar problemas, nesse sentido ela traz um próprio exemplo da rede.

“Eu tinha uma sorridents no Largo do Batata em Pinheiros, veio a construção do metrô e eu precisei fechar, porque eles vedaram todo aquele local com tapume e os meus clientes não conseguiam chegar mais na clínica, foi muito ruim, mas tive que aceitar”, explica.

Um outro ponto é a não adaptação do franqueado com o modelo de negócio, mas quando isso acontece a tendência é de outros franqueados ou a própria franqueadora comprar o negócio.

Por fim, a empreendedora diz que a empresa precisa de um dentista responsável pela companhia, mas que não há a necessidade do empreendedor ser o dentista, há a possibilidade de um parceiro ser responsável pela loja.

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Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.
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