Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Startup apoiada por Bill Gates busca cobalto no Quebec

07/07/2020 - 14:42
Glencore
A área, ao sul da mina de níquel Raglan da Glencore, é “altamente prospectiva” para metais do grupo cobalto, níquel e platina, disse House (Imagem: Facebook/Glencore)

Uma startup que tem magnatas como Bill Gates entre os investidores planeja usar algoritmos de processamento de dados para a busca de cobalto nos arredores de uma mina de níquel no Canadá controlada pela Glencore.

A Kobold Metals adquiriu direitos sobre uma área de cerca de 1.000 quilômetros quadrados – aproximadamente do tamanho da cidade de Nova York – no norte do Quebec, segundo o diretor-presidente da empresa, Kurt House. É a primeira incursão da Kobold desse tipo para abrir capital.

A Kobold Metals, com sede na área da Baía de São Francisco, espera usar análise de dados para criar um “Google Maps para a crosta terrestre”.

A empresa aposta que pode encontrar metais essenciais para a revolução dos veículos elétricos, como o cobalto, que até agora despistaram geólogos mais tradicionais.

House disse que as atividades de exploração da empresa na área do Quebec podem ajudar a provar o valor de sua abordagem.

“As sutilezas dos sinais geofísicos são realmente evidentes apenas quando você tem todos os dados e pode avaliá-los de uma maneira sistemática e estatisticamente rigorosa”, disse. “É demais para o cérebro humano processar.”

Ele disse que a empresa deve começar a coletar dados geofísicos nos próximos três a seis meses e poderia iniciar as perfurações em alguns anos.

A área, ao sul da mina de níquel Raglan da Glencore, é “altamente prospectiva” para metais do grupo cobalto, níquel e platina, disse House.

Os acionistas da Kobold Metals incluem a empresa de capital de risco Andreessen Horowitz, do Vale do Silício, a petroleira norueguesa Equinor e o Breakthrough Energy Ventures, um fundo que tem Gates e uma dúzia de outros magnatas entre os investidores, entre eles Jeff Bezos, Ray Dalio e Michael Bloomberg, proprietário da Bloomberg LP, controladora da Bloomberg News.

House disse que a exploração no Quebec é uma das várias atividades em andamento na Kobold Metals, como o estabelecimento de parcerias com empresas de mineração para ajudar a identificar maneiras de expandir seus recursos existentes.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 07/07/2020 - 14:42