AgroTimes

StoneX eleva previsão de safra de trigo para recorde de 10 mi t; aumenta exportação

05 out 2022, 10:51 - atualizado em 05 out 2022, 10:51
Cultivo de trigo na região de Kiev, Ucrânia
“A quarta estimativa de safra da StoneX de trigo trouxe revisões significativas nas produtividades do Sul do país, o que elevou a produção nacional para mais de 10 milhões de toneladas”, disse a StoneX (Imagem: REUTERS/Valentyn Ogirenko)

A safra de trigo do Brasil 2022/23 foi estimada nesta quarta-feira em recorde de 10,05 milhões de toneladas, de acordo com relatório da consultoria StoneX, que elevou sua projeção na comparação com a estimativa de setembro (9,67 milhões de toneladas).

“A quarta estimativa de safra da StoneX de trigo trouxe revisões significativas nas produtividades do Sul do país, o que elevou a produção nacional para mais de 10 milhões de toneladas”, disse a StoneX.

Em setembro, o bom volume de chuvas e o ausência de geadas em período sensíveis foi o grande motivo do bom desenvolvimento das lavouras, disse a empresa de análises.

O clima em outubro ainda pode redefinir as produtividades das regiões mais ao sul do Paraná e em Santa Cataria e Rio Grande do Sul.

“No entanto, o clima úmido para outubro preocupa muito mais em relação a qualidade do trigo colhido do que o rendimento final.”

Com maior oferta, a previsão de exportação de trigo pelo Brasil em 22/23 aumentou para 2,8 milhões de toneladas, versus 2,5 milhões na previsão anterior.

Mas o volume ficaria ainda abaixo da safra anterior, quando somou mais de 3 milhões de toneladas.

“As exportações devem ser menores nessa temporada… Embora o Rio Grande do Sul caminhe para uma produção de 5 milhões de t, uma janela de exportação apertada pode dificultar um volume tão grande embarcado como no anterior”, comentou.

A importação de trigo pelo país foi estimada em 6,2 milhões de toneladas, estável ante previsão do mês anterior, com ligeiro aumento na comparação anual.

“A importação deve crescer um pouco neste ano, com os preços da Argentina mais atrativos para o primeiro semestre de 2023. No entanto, a maior oferta embarcada no país deve ser consumida por uma moagem mais ativa, que deve chegar a 12,2 milhões de toneladas na safra”, disse a StoneX.

Em 2021/22, a moagem somou 11 milhões de toneladas.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.