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Sua empresa é Raiz ou Nutella? [Entenda três pontos antes de embarcar nos posts da moda]

Laíze Damasceno é autora do livro Marketing de Gentileza - Manual de Gentileza Virtual e lidera o projeto Marketing de Gentileza

“Raiz” e “Nutella” foram as palavras mais encontradas nas redes sociais no início de 2017. O comparativo entre o autêntico e original (raiz) e o moderninho, “fora da caixa” ou “gourmetizado” (Nutella) dominou perfis pessoais e páginas de empresas. Twitter e Facebook foram as redes mais invadidas pela brincadeira.

Ao observar os posts, principalmente empresariais, resolvi criar este artigo para conversar com você sobre o que está por trás dessa brincadeira. Qual a real intenção e como isso pode ser usado de forma positiva? Esse tipo de reflexão pode trazer muitas ideias de como você pode se aproximar cada vez mais do seu público. Esse é meu objetivo. Então, vamos começar.

O DONO DE "RAIZ X NUTELLA"

A primeira “Nutellização” foi em um post no Twitter feito por Joaquin Teixeira, no final de 2016. A postagem dele, como você pode ver abaixo, fez uma crítica nas entrelinhas a uma grande competição de futebol.

nutella

A publicação começou a ganhar repercussão, foi alvo de piadas, discussões e compartilhamentos, até que se transformou no “meme” do momento. Até teste do Facebook foi feito comparando o “raiz” e o “Nutella”. O criador da primeira “Nutellização” chegou a fazer novas postagens onde brincava com o alcance do seu post e mostrava seu descontentamento com a criação do “meme”.

Nutella

Mas, a internet não perdoa e o internauta não tem limites para voar na criatividade. Em outras palavras, viralizou geral. Mãe, namorada, advogado, time de futebol, cachorro, comida...todos ganharam os seus devidos comparativos.

Raiz x Nutella das empresas

Além dos perfis pessoais, muitas companhias usaram a nova brincadeira para mostrar o quanto “Nutellizados” ou “enraizados” são os seus serviços ou produtos. Dá uma olhadinha nos quatro exemplos abaixo:

nutellanutellanutellanutella

Você percebe duas vertentes: as marcas que brincaram com seus produtos e serviços de forma leve e informal (como o Middas) e aquelas de alguma forma poderiam ter se metido em uma grande encrenca, como o Centro de Treinamento Arena Combat que, ao meu ver, errou com o conteúdo preconceituoso.

Como eu já falei em outro artigo, é importante saber aproveitar os memes da melhor maneira possível.

Neste caso específico, é necessário ter uma atenção ainda mais especial ao que se vai escrever. O fato de ser “Raiz” ou “Nutella” dirá muito sobre a sua empresa. Falará ao que você veio, qual é a sua intenção e quais seus valores. Muito além da diversão, esse tipo de “meme” pode te aproximar ainda mais do seu público ou afastá-lo de vez.

Três pontos importantes antes de embarcar nos posts-modinhas

Entramos então aqui na parte prática da coisa. Embarcar em um “post da moda” pode ser legal sim e mostra que sua empresa está ligada no que está acontecendo nas redes sociais. Porém, alguns cuidados podem te ajudar a errar menos. Sim, errar menos, pois nem sempre tudo sairá como previmos ou será encarado pelo consumidor da maneira planejada. Dá uma olhadinha nas dicas:

1. Identificação com o público

Todo conteúdo, seja ele um meme ou não, tem que ter alguma relação com o seu público-alvo. Não são todas as modinhas da internet que tocarão o coração dos seus consumidores. Portanto, suas escolhas devem ser inspiradas para estabelecer uma identificação com seu público.

2. Comunicação relevante

Mais do que entrar na onda do momento, você deve se perguntar: “O que é que estamos querendo comunicar? Essa mensagem fará diferença na vida das pessoas?”. Se você souber responder com informações positivas, provavelmente estará no caminho certo!

3. Qualidade do conteúdo

Além de criar empatia, o conteúdo da sua ação tem que ser pensado com cuidado. A internet pode ser o divisor entre o sucesso e fracasso da sua empresa. Fique atento a termos ou comparações grosseiros, preconceituosos e com dupla conotação.

Bom, teria muito mais pontos para compartilhar, mas acredito que esses três já podem contribuir com suas ações espontâneas de marketing em mídias digitais.

Mas, a pergunta que não quer calar? Sua empresa é Raiz ou Nutella? rs. ?

Vou aprofundar este assunto no curso "Marketing de Gentileza: como tocar o coração dos clientes nas mídias digitais", que vai acontecer na ESPM - Rio de Janeiro nos dias 30 e 31 de março e 1 de abril. Confira:

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As inscrições estão abertas no site da ESPM:

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