Suposto artista vende US$ 138 mil em NFTs falsos e foge com valor arrecadado

The Block
The Block
30/09/2021 - 15:16
Traduzido e editado por Vitória Martini
The Block
Iconics NFT
Após ter vendido 2 mil NFTs falsos, o suposto artista desapareceu com a quantia arrecadada, deletando, inclusive, sua conta no Twitter (Imagem: The Block)

Hoje (30), um suposto artista 3D de 17 anos realizou o que é conhecido, no mundo cripto, como “puxada de tapete”, pois não entregou o projeto vendido e desapareceu com todo o dinheiro.

A “puxada” em questão está ligada a um projeto de tokens não fungíveis (NFTs, na sigla em inglês), chamado “Iconics”. A promessa divulgada era entregar oito mil NFTs, cujo foco era em “arte de qualidade”.

As obras apresentavam bustos de estátuas em 3D, e cerca de 14 delas foram apresentadas no canal do artista no Discord como exemplos.

Hoje, alguns dos NFTs deveriam ter sido vendidos, supostamente, em uma pré-venda. Havia 2 mil NFTs à venda, por 0,5 SOL cada, para aqueles que tivessem acesso. O site foi lançado, os NFTs começaram a ser emitidos e esgotaram-se rapidamente.

No entanto, ao invés das obras de arte, todos os compradores receberam coleções aleatórias de emojis.

Ao invés dos NFTs adquiridos, compradores receberam coleções aleatórias com emojis (Imagem: The Block/@0x_DRIP)

“Que droga… @IconicsSol acabou de PUXAR [o tapete]. Fez uma pré-venda de 2K [NFTs] por 0,5 SOL cada e acredito que fugiu com 1.000 SOL”, disse Sol Big Brain, uma famosa conta na comunidade de NFTs do Solana, no Twitter.

“Sinto muito por aqueles que caíram nessa cilada. Eu mesmo emiti uma porção [de NFTs], porque a arte parecia boa. Lição aprendida.”

Desde a emissão dos NFTs, não houve outros comunicados no canal do Iconics no Discord, o bate-papo geral ainda está desabilitado e a conta do Iconics no Twitter foi deletada.

Aparentemente, o suposto artista arrecadou mil solanas (US$ 138 mil) com as vendas dos falsos NFTs. De acordo com dados do blockchain, o valor já foi dividido em diversas contas.

Vítimas do golpe criaram um canal no Discord para discutir o que aconteceu e tentar dar continuidade ao projeto. Ao mesmo tempo, um comunicado incentiva compradores afetados a registrarem reclamações formais no Departamento Federal de Investigações (FBI).

Porém, essa não foi a primeira “puxada de tapete” no blockchain Solana. Um projeto chamado “AstroSols” realizou algo semelhante no início deste mês, ao deixar os compradores dos NFTs com dúvidas, por solicitar que “aguardassem os metadados”, mas estes nunca chegaram.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Martini - 30/09/2021 - 15:19

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web