Fundos Multimercados

Taxas dos fundos multimercado caem ao menor nível desde 2008, mostra levantamento

06 jan 2023, 14:23 - atualizado em 06 jan 2023, 14:23
Taxas dos fundos multimercado
(Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

As taxas dos fundos multimercado caíram para a mínima desde a crise financeira global em 2008, disse a empresa de pesquisa Hedge Fund Research (HFR) nesta sexta-feira.

A HFR disse que as taxas dos fundos caíram em um ponto-base do segundo para o terceiro trimestre de 2022, para cerca de 1,35%. As taxas por performance caíram 4 pontos, para 16,01%.

Foi um ano desafiador para algumas classes de fundos multimercados, particularmente aqueles apenas comprados (‘long-only’) em ações. Isso pois os três principais índices acionários de Wall Street registraram sua primeira queda anual desde 2018 com o aumento da inflação e o risco de recessão.

O HFRI 500 Fund Weighted Composite Index, que acompanha a performance de muitos dos maiores fundos globais multimercado, teve declínio de 2,78% em 2022 até novembro.

“As taxas ainda estão muito altas, especialmente em relação ao resultado fraco, que infelizmente já dura muito tempo”, disse Bruno Schneller, diretor-gerente da Invico Asset Management.

A HFR disse que fundos multimercados maiores se saíram melhor no terceiro trimestre. Os melhores desempenhos no índice composto ponderado tiveram um retorno positivo de 10,9%, enquanto o um décimo pior obteve uma média negativa de 14,3%.

“Os fundos multimercado que atraem mais capital e cobram as taxas mais altas geralmente são os gestores com um histórico longo e bem-sucedido”, disse David Bizer, diretor-gerente da empresa de investimentos Global Customized Wealth. “Muitos dos melhores fundos estão fechados para novos entrantes, a fim de preservar sua capacidade de gerar retornos atraentes.”

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.