Brics

Tchau, Marcos Troyjo: Dilma é confirmada como nova presidente do banco do Brics

24 mar 2023, 10:58 - atualizado em 24 mar 2023, 10:58
Lula e Dilma, brics
Ex-presidente Dilma Rousseff ficará na liderança do Brics até julho de 2025 e substitui o brasileiro Marcos Troyjo; o banco tem sede em Xangai, na China. (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do grupo de nações emergentes Brics, oficializou nesta sexta-feira (24) a ex-presidente Dilma Rousseff como a nova presidente da instituição.

Dilma assume o cargo do brasileiro Marcos Troyjo, ex-secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia. Ela se mantém na cadeira até julho de 2025; o banco tem sede em Xangai, na China, onde Dilma ficará alocada.

Troyjo chegou a se referir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva como “presidiário” quando era comentarista da rádio Jovem Pan e o próprio Troyjo já teria indicado sua intenção de renunciar, ao considerar que sua permanência no banco é uma “saia justa”.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou Dilma para o banco do Brics no mês passado. “Olha, se depender de mim, ela vai”, disse o presidente em entrevista à CNN Brasil. “Ela tem uma coisa que ela é muito competente tecnicamente. Então, se ela for presidente do banco dos Brics será uma coisa maravilhosa para os Brics e será uma coisa maravilhosa para o Brasil”, acrescentou.

Formado pelos países do Brics (BrasilRússiaÍndiaChina e África do Sul) e voltado para o financiamento de infraestrutura, o NDB é visto por seus membros como uma alternativa ao Banco Mundial.

Dilma acompanharia Lula na comitiva de viagem à China, no sábado (25), mas o presidente está com pneumonia e precisou adiar o embarque para domingo (26).

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.