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Tecnologia de ponta pode tornar cruzeiro seguro após o coronavírus

04 jun 2020, 13:38 - atualizado em 04 jun 2020, 13:38
Cruzeiro é a antítese do distanciamento social; é tudo sobre a experiência de viagem em grupo (Imagem:Pixabay)

A primeira fase de retomada da indústria de cruzeiros está se concentrando em navegações regionais, operando mais em rios do que em oceanos. Mas e as grandes empresas e seus navios gigantes?

Quando esses gigantes zarparem novamente, com até 8.880 passageiros e tripulantes a bordo, estarão na vanguarda da tecnologia pós-pandemia. E precisarão estar.

“O cruzeiro sempre foi um negócio de ‘contato intenso’ em quase todos os aspectos”, diz Chekitan Dev, professor de marketing da Escola de Administração de Hotéis da Cornell University.

Você esfrega ombros com pessoas em bares. Compartilha o buffet, se junta a multidões para atividades e shows, compartilha equipamentos de ginástica e fichas de pôquer.

Cruzeiro é a antítese do distanciamento social; é tudo sobre a experiência de viagem em grupo. “Ir para um modelo de ‘menor contato’ terá que fazer com que as empresas de cruzeiros repensem quase tudo o que fazem”, diz ele.

Além da Norwegian, que esta semana anunciou alguns planos preliminares de reabertura – por exemplo, a instalação em toda a frota de filtros de ar de grau médico (H13 HEPA) que, segundo a linha de cruzeiros, removerá 99,95% dos patógenos aéreos – nenhuma das principais empresas divulgou publicamente detalhes específicos sobre planos de saúde e segurança pós-pandemia.

Nos EUA, as linhas de cruzeiros aguardam novos regulamentos dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças; uma ordem para não-navegação do CDC permanece em vigor até pelo menos 24 de julho.

Nesse ínterim, as linhas de cruzeiro terceirizarão pelo menos parte desse processo de “repensar” a era pós-pandemia a designers industriais. Suas propostas variam de dispositivos inteligentes e de vestimenta para controle de multidões a elevadores que trabalham com comandos de voz e até membros robôs na tripulação, entre as inovações.

“Agora é o momento em que podemos ser criativos e loucos”, diz Georg Piantino, arquiteto sênior da YSA Design da Noruega, empresa líder em design de navios de cruzeiro com clientes que incluem Disney, Holland America Line, Norwegian Cruise Line e MSC Cruises. Aqui está o que ele e outros especialistas do setor estão apresentando para navios de cruzeiro em um futuro muito próximo.

Tecnologia inteligente em toda parte

Alguns dos mais recentes navios de cruzeiro já possuem sistemas sem toque integrados. A Princess Cruises, por exemplo, oferece aos hóspedes um dispositivo que abre as portas da cabine e paga pelas bebidas, e o aplicativo Celebrity Cruises permite que os usuários abram portas remotamente.

Essa tendência só vai acelerar. Os botões do elevador, por exemplo, serão substituídos por sensores ativados por movimento ou por voz.

A tecnologia inteligente, integrada a dispositivos portáteis ou aplicativos móveis, também pode ser a chave para o distanciamento social.

Especialmente em navios de grande porte e com milhares de passageiros, Piantino imagina esses dispositivos como campainhas que alertam os clientes quando é a vez de usar o deck da piscina ou a academia. (O mesmo vale para o controle de multidões no embarque ou desembarque.)

Os sistemas que podem rastrear localização também podem informar aos passageiros quais locais de embarque estão com capacidade máxima e quais estão livres de multidões.

A questão principal, diz ele, é garantir que as pessoas tenham espaço enquanto esperam para usar as comodidades mais populares.

“Você não pode colocá-los em pé [ao redor do deck da piscina]”, explica ele. Sua solução: direcionar os passageiros para atividades em áreas com número menor de pessoas. Isso pode significar passeios de arte pelos corredores ou palestras diurnas na discoteca. Por extensão, cabines com varandas – sem a necessidade de esperar pelo banho de sol – certamente ficarão mais valorizadas.

À prova de germes e pronto para quarentena

A reformulação de navios de cruzeiro para um mundo pós-pandemia inclui alguns exemplos em que as cabines podem encolher para acomodar um vestíbulo na entrada para atuar como uma área de espera para refeições e medicamentos no caso de um hóspede ficar em quarentena.

Layouts internos flexíveis com móveis fáceis de reorganizar se tornará fundamental para os designers, diz Anne Mari Gullikstad, diretora executiva da YSA Design.

Dentro das cabines, painéis escondidos atrás das paredes podem servir para conectar equipamentos médicos, permitindo que qualquer cabine seja convertida em um quarto de hospital, caso ocorra um surto viral. Os tecidos antimicrobianos podem repelir os germes de superfícies que incluem camas, cortinas, sofás e cadeiras.

Os fornecedores também estão lançando linhas de cruzeiro com câmeras de resolução térmica montadas em paredes e tecnologia de pulverização eletrostática, que a Norwegian disse que usará para higienizar e desinfetar cabines e áreas públicas.

Pequenas mudanças na operação também podem fazer uma grande diferença. O professor Dev, da Cornell, que faz consultoria a empresas, hotéis, cruzeiros e restaurantes, diz que os buffets devem mudar para os convidados apontando o que querem enquanto funcionários enchem seus pratos por trás de barreiras de acrílico.

Nos restaurantes, os menus podem ser carregados em aplicativos móveis ou projetados diretamente sobre a mesa. Em salas de exposições e teatros, Piantino prevê divisórias para separar grupos menores.

Dev acrescenta que parte da limpeza, tanto em cabines quanto em áreas públicas, pode ser relegada a aspiradores de pó robóticos e máquinas de desinfecção, reduzindo ainda mais o contato humano.

Quem pagará?

Os primeiros convidados de volta ao mar, sem dúvida, servirão como cobaias para as mudanças generalizadas que provavelmente ocorrerão, diz Dev.

Os passageiros que retornarem mais cedo também arcarão com a maioria desses custos, diz Art Sbarsky, ex-executivo de linha de cruzeiros que trabalhou para a Norwegian Cruise Line, Celebrity Cruises e Crystal Cruises. “Eles precisarão compensar [toda a nova tecnologia].”

Enquanto Sbarsky concorda que mudanças maciças chegarão a todos os aspectos da experiência de cruzeiro, ele diz que é impossível fazer um navio de cruzeiro completamente sem contato. Há um aspecto emocional a ser considerado: ninguém quer passar férias em um hospital flutuante.

“As pessoas fazem cruzeiros sabendo que vão socializar com outras pessoas”, acrescenta Sbarsky.

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