Tempo real: Ibovespa cai aos 131 mil pontos com NY e Caged forte; dólar avança e fecha a R$ 5,76

Resumo: O Ibovespa (IBOV) interrompeu a sequência de ganhos diários e semanais pressionado pelos índices de Wall Street e crescente temor de uma guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos — com as tarifas de Trump.
Nesta sexta-feira (28), o principal índice da bolsa brasileira fechou aos 131.90218 pontos, com queda de 0,94%. No acumulado dos cinco pregões, o Ibovespa recuou 0,34%.
Já o dólar à vista (USBRL) encerrou as negociações a R$ 5,7618, com alta de 0,15%. Na semana, o divisa avançou 0,77%.
Por aqui, os investidores reagiram a novos dados do mercado de trabalho. A taxa de desemprego do Brasil ficou em 6,8% no trimestre até fevereiro, em linha com as expectativas. Já o Caged superou as estimativas com a abertura de 431.995 vagas em fevereiro.
Já no exterior, as atenções se concentraram no Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal (PCE), principal índice inflacionário dos Estados Unidos e preferido do Federal Reserve. A inflação subiu 0,3% em fevereiro ante o mês anterior e acumula alta de 2,5% na base anual, como o esperado. Os núcleos, que excluem alimentos e energia, ficaram acima das expectativas e pressionam os ativos.