Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Temporada de balanços: Dólar forte restringe ganhos de companhias norte-americanas

15/07/2019 - 13:10
Dolar
Dentre as empresas listadas no índice S&P 500 que já reportaram seus dados operacionais, mais da metade afirmou que a forte atuação do câmbio está servindo de obstáculo para seus negócios (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Com o dólar se mantendo forte, os ganhos do segundo trimestre de boa parte das companhias norte-americanas têm encolhido consideravelmente, de acordo com a matéria publicada pela CNBC.

Segundo a FactSet, especializada em dados financeiros, dentre as empresas listadas no índice S&P 500 que já reportaram seus dados operacionais, mais da metade afirmou que a forte atuação do câmbio está servindo de obstáculo para seus negócios.

77% das empresas anunciaram antes mesmo de divulgarem seus resultados que os ganhos demonstrados estarão abaixo do que os investidores de Wall Street estavam esperando.

A FactSet analisou as teleconferências referentes à temporada de resultados do segundo trimestre para ver se encontrava fatores que justificassem essa tendência de retração.

A empresa chegou à conclusão de que o dólar forte afeta principalmente as grandes vendas no mercado exterior, uma vez que os custos elevam e as exportações se tornam menos atrativas. Outro fator que impactou os resultados do período foi a guerra comercial entre Estados Unidos e China, resultando no aumento das tarifas.

“Historicamente, revisões de baixa são uma norma quando o dólar está se fortalecendo ano a ano”, afirmou Lori Calvasina, chefe de estratégia de ações no RBC. “Acreditamos que o sentimento de ganho caia em julho ou agosto, mas não pensem que mais revisões de baixa estarão por vir”.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Diana Cheng - 15/07/2019 - 13:10