CryptoTimes

Tentativa frustrada de ataque à rede Ethereum conseguiu enganar alguns validadores

14 set 2021, 13:18 - atualizado em 14 set 2021, 13:18
Em vez de minerar os blocos de forma correta e de acordo com as regras da rede, os blocos foram simplesmente criados e transmitidos à rede (Imagem: Freepik/fullvector)

Nesta terça-feira (14), houve uma tentativa fracassada de ataque ao blockchain Ethereum, que conseguiu enganar alguns nós, mas que não foi capaz de enganar o restante da rede.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Clientes” ou “nós” são softwares que se conectam a outros clientes de ponto a ponto. Já que todos esses clientes se comunicam, formam uma rede, em que cada cliente é um nó. Esses softwares são responsáveis pela verificação e transmissão de blocos à rede Ethereum.

De acordo com Marius Van Der Wijden, desenvolvedor da Ethereum, o invasor publicou uma cadeia de quase 550 blocos, que tinha registros inválidos de proof-of-work (PoW).

Em vez de minerar os blocos de forma correta e de acordo com as regras da rede, os blocos foram criados do nada e transmitidos à rede.

Grande parte dos nós da Ethereum rejeitou os blocos, pois viu que os registros PoW eram inválidos. Porém, uma pequena porcentagem de nós que operam Nethermind — um cliente da Ethereum — migrou para a versão falsa do blockchain.

Agora, o blockchain principal superou o comprimento da versão alternativa do blockchain com blocos falsos. Como consequência, todos os nós afetados voltaram ao blockchain original.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“É outra enorme demonstração de como a diversidade de clientes torna a Ethereum mais forte”, afirmou Van Der Wijden, acrescentando que “operadores nós não requerem atenção imediata”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?

Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar