Tereos vende usina Andrade para Viralcool, em negócio que inclui 2 milhões de toneladas de cana
A Tereos anunciou nesta sexta-feira a venda da unidade Andrade, na região de Ribeirão Preto, para a Viralcool, à medida que a companhia francesa busca otimizar suas operações no Estado de São Paulo, onde ela continuará com outras seis unidades, sendo uma hibernada.
O negócio, que inclui 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, contribui para melhorar a eficiência das atividades da Tereos no Brasil, segundo nota do grupo. O valor da transação não foi divulgado.
A Tereos, segunda produtora de açúcar do Brasil, afirmou que a venda da unidade não tem relação com os valores baixos do açúcar bruto, que têm oscilado desde o ano passado perto de uma mínima de vários anos na bolsa de referência de Nova York.
“A decisão (da venda) faz parte de um processo estratégico de gestão do portfólio com o objetivo de reforçar a competitividade e promover maior otimização industrial, agrícola e logística, além do fortalecimento da estrutura de capital”, disse a empresa, ao ser questionada pela Reuters sobre os preços do açúcar.
A companhia tradicionalmente é mais açucareira do que “alcooleira” em seu “mix” de destinação da cana, na comparação com a média do setor.
Ainda que todas as unidades da Tereos no Brasil estejam localizadas em São Paulo, maior Estado produtor de cana do país, a usina Andrade apresentava a maior distância em relação ao eixo geográfico que concentra as demais operações do grupo, explicou a companhia.
“Nesse contexto, a companhia promove uma reorganização geográfica com o objetivo de ampliar a performance de suas operações, fortalecendo-se localmente para a execução de sua estratégia de crescimento a longo prazo”, afirmou.
A Tereos está presente no Brasil há mais de 25 anos e ficará com as unidades Cruz Alta, São José, Mandu, Tanabi, Vertente e Severínia, esta última hibernada há alguns anos.
Na safra 2025/26, a Tereos moeu cerca de 18 milhões de toneladas de cana, disse a empresa à Reuters, citando um volume abaixo do reportado no ano anterior (20,4 milhões de toneladas).
Em 2025/26, a Tereos produziu 1,7 milhão de toneladas de açúcar e 426 milhões de litros de etanol.
A conclusão da operação com a Viralcool, que resultará na transferência da unidade de Andrade e na cessão de 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica brasileiro (Cade) e ao cumprimento das condições previstas em contrato.