Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Termo “stablecoin” é ambíguo e deve ser reformulado, afirma Banco Central Europeu

22/09/2020 - 15:28
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Banco Central Europeu
Stablecoins são ativos digitais cujo valor é lastreado em alguma moeda fiduciária, como dólar, euro ou libra, para combater a flutuação do mercado (Imagem: REUTERS/Ralph Orlowski/File Photo)

Um novo relatório publicado pelo Banco Central Europeu (BCE) nesta terça-feira (22) pede que o termo “stablecoin” seja reformulado ou reconsiderado por conta de sua ambiguidade.

Stablecoins são ativos digitais cujo valor é lastreado em alguma moeda fiduciária, como dólar, euro ou libra, para combater a flutuação do mercado.

O relatório de 30 páginas fez uma distinção entre stablecoins e formas existentes de moedas, definindo stablecoins por algumas características essenciais com base em seu propósito: um criptoativo, um novo método de pagamento e uma reserva alternativa de valor.

O banco se referiu a stablecoins como unidades digitais de valor que não estão na forma de qualquer moeda e dependem de ferramentas que diminuem suas flutuações de preço em relação a moedas existentes e emitidas por governos.

Segundo o relatório, apesar de o termo “stablecoin” ter inúmeros benefícios, o uso do termo pode fazer falsas promessas de estabilidade e, consequentemente, pôr consumidores em risco.

“O termo ‘stablecoin’ parece ter conotações positivas em termos da estabilidade e usabilidade intrínseca das stablecoins como uma forma de dinheiro, mas esses recursos não são intrínsecos nem são uma prerrogativa das próprias stablecoins — em vez disso, podem ser obtidas por meio de um design apropriado e gerenciamento efetivo de risco”, afirma o relatório.

Confira, abaixo, o relatório mais recente do Banco Central Europeu:

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 22/09/2020 - 15:28