CryptoTimes

Terra (LUNA): Protocolo Anchor (ANC) já perdeu U$ 18 bi em capital travado

11 maio 2022, 14:30 - atualizado em 11 maio 2022, 14:30
Terra luna anchor
Investidores perdem grandes valores travados em protocolo da rede Terra e compartilham no Twitter. (Imagem: Crypto Times)

A Anchor (ANC), maior plataforma de empréstimos descentralizados da rede Terra, derreteu mais de 60% em uma semana após a stablecoin da rede Terra (LUNA) perder seu lastro, e precisar vender a reserva de bitcoin para manter o colateral.

Até a semana passada, o protocolo continha um Valor Total Travado, ou TVL na sigla em inglês, desde o dia de ontem, de cerca de U$ 20 bilhões, e hoje esse número diminuiu para U$ 2,52 bilhões.

Terra luna anchor
(Imagem: DefiLlama)

O protocolo era um dos principais “drivers” de crescimento na demanda por UST, e consequentemente LUNA, uma vez que prometia retornos de 20% na atividade de staking (fornecer liquidez para a rede travando os tokens nativos).

A recompensa pelo staking em UST era recebida também em UST, que até pouco tempo atrás valia um dólar.

Quem perde junto, fica junto

No Twitter, investidores compartilharam o sentimento de perdas de grande valores em seus ativos sob rendimento na plataforma. O sentimento é de ajuda entre a comunidade e apoio emocional:

“Tantas pessoas gritando sobre perder tudo. Principais contas falando sobre não cometer suicídio. Para quem me segue: Somos todos iniciantes e estamos aprendendo. Perdi um monte de dinheiro que está preso na Anchor. Se você quer falar sobre planos de recuperação”, compartilhou um usuário da rede social.

“Acabei de fechar a Anchor completamente. Vendi todo o meu LUNA para ajudar a pagar o empréstimo, em seguida, transferi meu ETH restante da Terra de volta para a rede Ethereum. Tem sido um passeio selvagem, e estou triste por partir. Todos nós perdemos muito dinheiro, fiquem todos fortes.”

Um YouTuber cripto dos Estados Unidos chegou a oferecer doações para quem perdeu seu dinheiro nessa queda da stablecoin:

LUNA não vai mais à Lua

Os preços dos tokens nativos da rede Terra — LUNA e a stablecoin UST — estão em queda livre, e o projeto da rede parece estar desmoronando.

UST é uma stablecoin descentralizada da qual o objetivo seria ter paridade ao dólar. O lastro se desenvolveria conforme os usuários da rede fazem uma combinação de mecanismos de queima entre ambos os tokens.

Dessa forma, LUNA deveria manter o lastro de UST.

Todavia, o mecanismo parou de funcionar em meio à queda no mercado de criptomoedas, fazendo com que investidores nos tokens da rede Terra corressem para deixar o projeto para trás.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Disclaimer

O Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.