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Torcedores de clubes de futebol já investiram mais de US$ 350 milhões em fan tokens

10 dez 2021, 12:14 - atualizado em 10 dez 2021, 12:14
Futebol
Com essa nova tendência, uma das empresas que saiu ganhando é a Socios.com, uma plataforma que oferece a venda e a negociação iniciais do fan token (Imagem: Unsplash/Chaos Soccer Gear)

Conforme noticiado pelo Decrypt, os principais clubes de futebol do mundo já receberam grandes investimentos de fãs. Uma análise feita pela BBC estima que mais de £260 milhões (US$ 350 milhões) já foram gastos em moedas virtuais desses clubes – intituladas “fan tokens”.

Na análise feita pela emissora britânica, 24 clubes de diversas ligas europeias lançaram ou consideram lançar fan tokens. Oito desses clubes fazem parte da Premier League da Inglaterra, considerada uma das mais importantes ligas de futebol do mundo.

De acordo com o Decrypt, a maioria dos clubes analisados já fazem parte desse setor do mercado. Outros, como Manchester City, por exemplo, vão além do fan token, vendendo também tokens não fungíveis (NFTs).

Com essa nova tendência, uma das empresas que saiu ganhando é a Socios.com, uma plataforma que oferece a venda e a negociação iniciais do fan token. Socios.com tornou-se o centro para esse tipo de token ao firmar parceria com vários dos clubes.

Segundo o Decrypt, a plataforma de negociação dos fan tokens afirmou à emissora britânica que vendeu cerca de US$ 270 milhões a US$ 300 milhões com essas criptomoedas até hoje. Apesar de informar o alto valor, a empresa não divulgou a porcentagem destinada aos clubes. 

A BBC afirmou ter descoberto que Lazio, Manchester City, Porto e Santos foram os clubes que geraram a maior quantidade de vendas. Porém, o token do Manchester City e do Lazio também foram os que tiveram maior queda no valor desde seu lançamento.

O que dizem os fãs?

Embora já tenha atraído investimentos milionários, os fan tokens ainda dividem opiniões entre os torcedores dos clubes. De acordo com o Decrypt, uma fã do time West Ham United disse à BBC:

Meu conhecimento sobre o mercado cripto é superficial, para dizer o mínimo, e provavelmente represento uma grande quantidade de apoiadores do futebol que não são negociadores no mercado cripto.

Apesar do sentimento de alguns torcedores, o crescimento dos fan tokens é parte de uma tendência mais ampla entre os mundos cripto e esportivo.

Repórter
Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade de São Paulo (USP). Iniciou sua carreira como estagiária de revisão na Editora Ática, local em que atuou depois como revisora freelancer. Já trabalhou para o The Walt Disney World, nos Estados Unidos, em um programa de intercâmbio de estágio, experiência que reforçou sua paixão pela língua inglesa e pela tradução. Estagiou na Edusp, e integra, há um ano, a equipe do Money Times como repórter-tradutora de notícias ligadas a criptomoedas.
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Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade de São Paulo (USP). Iniciou sua carreira como estagiária de revisão na Editora Ática, local em que atuou depois como revisora freelancer. Já trabalhou para o The Walt Disney World, nos Estados Unidos, em um programa de intercâmbio de estágio, experiência que reforçou sua paixão pela língua inglesa e pela tradução. Estagiou na Edusp, e integra, há um ano, a equipe do Money Times como repórter-tradutora de notícias ligadas a criptomoedas.
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