Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Três motivos para o patamar atual da taxa de câmbio

03/09/2019 - 14:37

CAUSA: O mês do cachorro louco (agosto) acabou, mas a loucura nos mercados emergentes permanece. Credito a três motivos:

1-  O clima entre EUA e China segue estremecido. Acredito que, desde o início da novela sino-americana, estejamos na “crise” mais prolongada. De fato, a China entrou com pedido na OMC (Organização Mundial do Comércio) para intervir contra as tarifas anunciadas no início de agosto, que foram o gatilho da crise atual

2- O BC Argentino coloca restrições cambiais dignas dos anos 80/90, mostrando-se ainda mais enfraquecida economicamente falando.

3- As medidas econômicas locais prosseguem devagar. A reforma da Previdência no Senado está demorando mais que o esperado durante a lua-de-mel de junho/julho, num cenário de problemas reputacionais brasileiros com o resto do mundo (leia-se Amazônia). Paulo Guedes anda sumido, e não temos notícias novas desse front.

CONSEQUÊNCIA: Os três motivos (necessariamente nesta ordem) me parecem fortes o suficiente para a manutenção dessa taxa de câmbio depreciada. Excluindo o item 2, que não tem muito remédio de curto prazo, os pontos 1 e 3 podem mudar rapidamente. Não acho que esse patamar seja o novo normal.

 

Fernanda Consorte

Economista-Chefe e Estrategista de Câmbio Banco Ourinvest

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , ,

Última atualização por Fernanda Consorte - 03/09/2019 - 14:37

Cotações Crypto
Pela Web