Internacional

Trump elogia Lula e prevê encontro na próxima semana, mas diz que Brasil ‘só vai se dar bem quando trabalhar com os EUA’

23 set 2025, 12:27 - atualizado em 23 set 2025, 12:38
lula-brasil-donald-trump-estados-unidos-eua-1
(Imagens: REUTERS/Brian Snyder e Agência Brasil/Rafa Neddermeyer)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pode se encontrar com o presidente Lula na semana que vem. Em discurso na 80ª Assembleia Geral da ONU, o líder norte-americano elogiou o presidente brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eu estava entrando e o líder do Brasil estava saindo. Nós nos vimos, eu o vi, ele me viu, e nós nos abraçamos”, disse Trump, afirmando que vai tentar se reunir com Lula na próxima semana. “Ele pareceu um homem muito agradável. Na verdade, ele gostou de mim e eu gostei dele. E eu só faço negócio com quem eu gosto.”

No entanto, Trump afirmou que o “Brasil tinha tarifas injustas contra os EUA”, que agora estão devolvendo isso com bastante força para defender a soberania e os direitos dos cidadãos americanos.

“Eu sinto muito por fazer com que o Brasil não fique bem. E eles vão continuar assim. Só podem se dar bem quando estiverem trabalhando conosco. Sem a nossa ajuda eles vão fracassar como outros fracassaram”, afirmou.

Mais cedo, o presidente Lula abriu as declarações dos líderes mundiais e afirmou que a soberania brasileira é inegociável, além de criticar medidas unilaterais impostas ao país e ataques ao Poder Judiciário brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar