Truth Social, de Donald Trump, apresenta documentos para lançar o ETF de criptomoedas Crypto Blue Chip

A Truth Social, divisão de redes sociais do Trump Media & Technology Group, submeteu junto à SEC, a CVM dos Estados Unidos, um pedido para o lançamento de um fundo negociado em bolsa (ETF, na sigla em inglês, chamado Crypto Blue Chip, voltado para o mercado de criptomoedas.
De acordo com documentos enviados ao mercado, o fundo terá nas reservas ativos digitais, consistindo “principalmente em bitcoin (BTC), ethereum (ETH), solana (SOL), ripple (XRP) e cronos (CRO)” — a criptomoeda da blockchain Cronos, ligada ao ecossistema da exchange Crypto.com.
Assim, a alocação inicial deve seguir a seguinte divisão por ativo: 70% em BTC, 15% em ETH, 8% em SOL, 5% CRO em e 2% em XRP.
O Truth Social Crypto Blue Chip ETF será patrocinado pela Yorkville America Digital, e a Foris DAX Trust Company atuará como sua custodiante para ativos digitais, de acordo com o documento. Assim, o ETF deve ser oferecido na New York Stock Exchange Arca.
- VEJA MAIS: Onde investir em criptomoedas? O Crypto Times elaborou um e-book gratuito com as recomendações das principais corretoras e plataformas de ativos digitais; confira aqui
O novo ETF de criptomoedas da Truth Social
No início deste ano, a Trump Media assinou um acordo vinculante com a Crypto.com e a empresa de gestão de ativos Yorkville America Digital para lançar uma série de ETFs, que devem incluir vários ativos digitais e títulos com foco em Made in America.
Em março, a Cronos aprovou uma controversa proposta para emitir o equivalente a 70 bilhões de tokens CRO, o equivalente a aproximadamente US$ 6,9 bilhões.
O montante havia sido queimado em 2021, em meio aos planos da Crypto.com para uma aplicação de ETF.
- LEIA TAMBÉM: Bancos e corretoras selecionaram as melhores ações, fundos imobiliários e títulos de renda fixa para investir agora; veja as recomendações
Outras gestoras de ativos, como Bitwise, Grayscale, Franklin Templeton e REX Shares, também estão buscando a aprovação da SEC para vários ETFs de criptomoedas à vista, incluindo produtos focados em Ripple (XRP), Solana (SOL), Dogecoin (DOGE), Cardano (ADA), Avalanche (AVAX), Hedera (HBAR), Litecoin (LTC) e Polkadot (DOT).
A onda de pedidos ocorre em meio a uma nova era para a agência sob a administração Trump, pró-cripto, com expectativas de que ela ofereça um ouvido mais amigável do que na administração Biden anterior.