Eleições

TSE recebe documento elaborado pelas Forças Armadas sobre urnas; relatório não aponta falhas nas eleições

09 nov 2022, 20:01 - atualizado em 16 nov 2022, 19:31

O Ministério da Defesa entregou nesta quarta-feira (9) o relatório feito pelas Forças Armadas sobre o funcionamento das urnas eletrônicas e a apuração dos votos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O documento, com 60 páginas, não aponta problemas que possam ter interferido no resultado da votação, mas levanta pontos que podem ser aperfeiçoados e faz pequenas críticas ao tribunal por não permitir acesso completo aos militares.

“Quanto a fiscalização da totalização foi constatada por amostragem a conformidade entre os boletins de urna e os dados do Tribunal Superior Eleitoral”, diz o texto elaborado pelos militares.

“Conclui-se que a verificação da correção da contabilização dos votos, por meio da comparação dos Boletins de Urnas (BUs) impressos com dados disponibilizados pelo TSE, ocorreu sem apresentar inconformidade”, atestou o documento de 63 páginas chancelado pelo ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

Em uma nota enviada pelo TSE e assinada pelo presidente Alexandre de Moraes, o ministro diz que as sugestões enviadas pelos militares serão analisadas e reforça a transparência e efetividade das eleições.

“O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu com satisfação o relatório final do Ministério da Defesa que, assim como todas as demais entidades fiscalizadoras, não apontou a existência de nenhuma fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022”, esclarece o TSE.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.