BusinessTimes

Twitter recebe cartão amarelo da UE por combate ineficiente à desinformação

09 fev 2023, 12:08 - atualizado em 09 fev 2023, 12:09
Twitter
A vice-presidente da Comissão de Valores e Transparência, Vera Jourova, criticou o Twitter (Imagem: REUTERS/Carlos Barria)

Twitter levou uma advertência da Comissão Europeia nesta quinta-feira, já que seus esforços de combate à desinformação ficaram abaixo das medidas tomadas por Google, Meta, Microsoft e TikTok.

As empresas apresentaram relatórios de progresso sobre o cumprimento de medidas de combate à desinformação nos últimos seis meses.

Os relatórios incluíram dados sobre receita de publicidade que as empresas haviam evitado de agentes promotores de desinformação, número ou valor de anúncios políticos aceitos ou rejeitados e casos de comportamentos manipulativos detectados.

No ano passado, a Comissão Europeia vinculou um código de conduta às medidas de combate à desinformação reunidas sob a Lei de Serviços Digitais e que permite aos reguladores multar empresas em até 6% de seu faturamento global por violações.

A vice-presidente da Comissão de Valores e Transparência, Vera Jourova, criticou o Twitter.

“Estou decepcionada ao ver que o relatório do Twitter está atrasado em relação aos outros e espero um compromisso mais sério com suas obrigações”, disse Jourova em um comunicado.

A executiva da União Europeia disse que o relatório do Twitter carece de dados e não contém informações sobre compromissos. A companhia não comentou o assunto.

“O circo no Twitter está minando os próprios fundamentos do código de conduta. Eles colocaram a barra tão baixa que ninguém está olhando para as falhas de outras plataformas”, disse o diretor de campanha da ONG Avaaz, Luca Nicotra.

“O Google não fez nenhum progresso na colaboração com verificadores de fatos e está realmente atrasado em transparência e acesso aos dados. O TikTok está tentando alcançá-lo, mas seu algoritmo ainda está acelerando massivamente a desinformação. Apesar de algum progresso, o tamanho da Meta significa que eles ainda são frequentemente uma das maiores fontes de desinformação”, disse ele.

O Google disse que estava comprometido em tornar o código de conduta um sucesso. A Meta disse que investiu pesadamente em seus esforços e que suas equipes continuam trabalhando para melhorar sua ação. O TikTok disse que aumentará seus esforços.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.