Empresas

Uber: Motoristas aplicam golpe com código de segurança; entenda

14 jul 2023, 16:21 - atualizado em 14 jul 2023, 16:21
Uber
Motoristas utilizam de recurso de segurança da Uber para aplicar golpes (Imagem: Divulgação)

Usuários da Uber relataram terem sido vítimas de golpe nas últimas semanas, aplicados por meio de uma funcionalidade do aplicativo.

Funciona da seguinte maneira: os motoristas solicitam o código de segurança da corrida (U-Código) antes de chegar ao local de embarque. Caso o número seja informado, conseguem alterar o destino da viagem por um destino mais distante e com valor mais alto. Ainda, o código permite que a corrida seja iniciada e finalizada sem que o passageiro sequer entre no veículo.

O U-Código é uma ferramenta de segurança da plataforma, que pode ser ativada pelos usuários nas configurações do aplicativo. Dessa forma, toda vez que solicitar uma corrida, um código com quatro dígitos aparece na tela e a viagem só é iniciada quando o passageiro o informa ao motorista.

Procurada pelo Money Times, a Uber respondeu que os esquemas de fraude estão em constante evolução e que está comprometida em atualizar e fortalecer os seus processos internos para proteger a plataforma e os seus usuários.

“Estamos permanentemente implementando novos processos e tecnologias para evitar fraudes e aprimoramos o treinamento dos nossos agentes, enquanto seguimos trabalhando para ficar à frente dos golpes mais recentes”, disse em nota.

Veja relatos dos usuários

Orientação da Uber

Em nota, a Uber salientou que, para que o código de verificação cumpra seu papel, é importante que o usuário não compartilhe os 4 dígitos com o motorista antes que ele chegue ao ponto de embarque.

“O código não deve ser compartilhado pelo chat ou pelo telefone em nenhuma hipótese, apenas pessoalmente, no momento em que há o encontro com o motorista”, frisa.

Caso a pessoa acredite ter sido vítima de crime cometido pela outra parte, a empresa encoraja que sejam acionadas as autoridades competentes.

Confira a nota na íntegra:

Os esquemas de fraude estão em constante evolução e é por isso que a Uber está comprometida em atualizar e fortalecer os seus processos internos para proteger a plataforma e os seus usuários.

Nossas equipes de detecção de fraudes usam análises manuais e sistemas automatizados de aprendizado que analisam mais de 600 tipos de sinais diferentes à procura de comportamentos fraudulentos. Estamos permanentemente implementando novos processos e tecnologias para evitar fraudes e aprimoramos o treinamento dos nossos agentes, enquanto seguimos trabalhando para ficar à frente dos golpes mais recentes.

A empresa esclarece ainda que possui uma ferramenta chamada U-Código, que consiste em uma senha de quatro dígitos, criada pelo app para cada viagem, que deverá ser fornecida verbalmente pelo usuário ao motorista ao entrar no veículo, para que então ele consiga iniciar a viagem.

Reforçamos em comunicações que, para que o código de verificação cumpra seu papel, é importante que a pessoa não compartilhe os 4 dígitos com o motorista antes que ele chegue ao ponto de embarque. Isto é, o código não deve ser compartilhado pelo chat ou pelo telefone em nenhuma hipótese, apenas pessoalmente, no momento em que há o encontro com o motorista. O código serve para confirmar que tanto usuário quanto o parceiro estão na viagem correta e para que o motorista possa começar a viagem.

Caso a pessoa acredite ter sido vítima de crime cometido pela outra parte, a empresa encoraja que sejam acionadas as autoridades competentes. A Uber possui uma equipe formada por ex-policiais e um time de resposta a autoridades prontos a colaborar com as investigações, na forma da lei.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.