Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Um dos maiores eventos a se monitorar nas ações da Petrobras no curto e médio prazo

Lucas Eurico Simões
20/01/2021 - 15:27
O plano de desinvestimentos da Petrobras abre um dos maiores mercados de combustíveis do mundo a investidores privados (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

Os desinvestimentos de refino da Petrobras (PETR3; PETR4) são um dos “maiores eventos a se monitorar nas ações da estatal no curto e médio prazo”, nas palavras da XP Investimentos, que acompanha lance a lance o processo de venda da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) para a Ultrapar (UGPA3).

Nesta terça-feira (19), a petroleira confirmou que recebeu oferta vinculante para venda da Refab, localizada no Rio Grande do Sul, e está em negociações com a Ultrapar.

Com isso, iniciou-se o processo de negociação dos termos do contrato de compra e venda e contratos auxiliares, pontuam os analistas Gabriel Francisco e Maira Maldonado, que assinam o relatório da XP.

O negócio faz parte de esforços do governo para acabar com o quase monopólio da Petrobras no refino, abrindo um dos maiores mercados de combustíveis do mundo a investidores privados, com a venda de oito refinarias.

“Na perspectiva da Ultrapar, enxergamos a entrada da companhia no segmento de refino como positiva, uma vez que a verticalização de seus negócios para além da distribuição de combustíveis implica um maior ganho de margens ao longo da cadeia de valor”, comenta a dupla, que ainda assim mantém uma posição neutra em relação às ações da companhia.

A Guide Investimentos também avaliou os ganhos decorrentes da negociação entre as duas empresas. E tem recomendação de compra para os papéis da Petrobras.

“A Petrobras segue dando sequência ao seu processo de desinvestimento de ativos que não são estratégicos em sua operação. A estatal se comprometeu com o Cade, a vender 13 refinarias, ou metade de sua capacidade instalada, até o final de 2021”, destaca o analista Luis Sales, em relatório a clientes.

Confira a seguir as recomendações das corretoras para as ações preferenciais da Petrobras e as ordinárias da Ultrapar:

Ticker Recomendação
Guide PETR4 Compra
XP PETR4 Compra
XP UGPA3 Neutra

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 20/01/2021 - 15:30

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web