Internacional

União Europeia coloca OMC no centro de estratégia que busca reforma para comércio mais verde

18 fev 2021, 10:08 - atualizado em 18 fev 2021, 10:08
União Europeia Bandeiras Europa
“Um importante fator da crise é que o acesso da China à OMC não levou a sua transformação em uma economia de mercado”, disse a Comissão Europeia em comunicado (Imagem: Reuters/Yves Herman)

A União Europeia colocou nesta quinta-feira a reforma da Organização Mundial do Comércio no centro de sua estratégia comercial para a próxima década, afirmando que as regras globais para o comércio precisam ser mais verdes, levar mais em consideração os subsídios estatais e serem cumpridas.

O braço Executivo do bloco de 27 países também disse que buscará trabalhar com o governo dos Estados Unidos para lidar com a crise de confiança na OMC, onde os acordos de conflitos comerciais e as negociações estão travados.

“Um importante fator da crise é que o acesso da China à OMC não levou a sua transformação em uma economia de mercado”, disse a Comissão Europeia em comunicado. “A OMC não tem conseguido negociar novas regras para resolver isso.”

A Comissão, que supervisiona a política comercial da UE, está tornando o combate à mudança climática uma parte central de sua nova estratégia “aberta, sustentável e assertiva”. Ela quer incorporar ações verdes nos acordos comerciais e também deseja uma OMC mais consciente de questões ambientais.

Isso pode incluir liberalização do comércio em certos produtos e serviços verdes, ou acordo para reduzir os subsídios a combustíveis fósseis.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.