Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

União Europeia pode dar sinal verde a planos para combater crise energética

17/10/2021 - 15:00
Bandeira União Europeia
A crise de energia levou líderes a convocarem uma cúpula da UE de 21 a 22 de outubro, depois que os preços do gás e da energia atingiram níveis recordes em meio à escassez de ofert (Imagem: Pixabay)

Na semana que vem, líderes da União Europeia devem autorizar medidas de emergência por parte dos estados membros para aliviar o impacto da crise de energia sem precedentes sobre empresas e consumidores mais vulneráveis.

Os chefes de governo planejam recomendar que países da UE e a Comissão Europeia “façam o melhor uso” de um conjunto de ferramentas publicado na quarta-feira para fornecer alívio de curto prazo para famílias e empresas, segundo minuta da declaração vista pela Bloomberg News.

A crise de energia levou líderes a convocarem uma cúpula da UE de 21 a 22 de outubro, depois que os preços do gás e da energia atingiram níveis recordes em meio à escassez de oferta.

Os líderes também devem pedir aos ministros e à Comissão que considerem medidas de médio e longo prazo “para mitigar flutuações excessivas dos preços”, aumentar a resiliência energética da UE e garantir uma transição bem-sucedida para uma economia verde, segundo o comunicado, que foi incluído na agenda de representantes dos estados membros para discussão na sexta-feira e ainda pode ser alterado antes de ser adotado pelos chefes de governo.

A União Europeia tem uma margem de manobra limitada para implementar um plano conjunto com o objetivo de amenizar o impacto da crise, pois governos nacionais tendem a adotar suas próprias respostas de emergência.

Alguns países pediram ao executivo da UE que propusesse novas medidas, algo difícil devido às diferentes fontes de energia e aos interesses estratégicos dos estados membros.

O Banco Europeu de Investimento será incentivado a “olhar para a margem de manobra de seu capital para acelerar o investimento na transição verde”, segundo a minuta.

A caixa de ferramentas apresentada pela Comissão no início da semana incluía medidas como cortes de impostos e subsídios estatais para empresas.

Última atualização por Renan Dantas - 16/10/2021 - 17:01

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web