BusinessTimes

Unicórnios embalam salto em contratações na América Latina

10 fev 2022, 21:01 - atualizado em 10 fev 2022, 21:01
computador
O número de companhias estrangeiras contratando na América Latina aumentou 156% no segundo semestre de 2021 (Imagem: Pixabay/StartupStockPhotos)

As maiores startups da América Latina embalam a demanda por profissionais altamente qualificados na região, com o investimento recorde permitindo que as empresas ampliem o recrutamento e procurem talentos no exterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ritmo de crescimento de contratações na América Latina para cargos como engenheiro de software e executivo de contas chegou a 286% no segundo semestre de 2021, mais do que em qualquer outra região do mundo, de acordo com relatório da companhia global de recrutamento e gestão de folha de pagamentos Deel, voltado para tecnologia e trabalho remoto.

As novas contratações estão concentradas na Argentina, Brasil e México, mas os salários competitivos também estão fazendo com que as empresas se interessem por Peru, Colômbia e República Dominicana.

Esse salto nas contratações coincide com a captação de US$ 15 bilhões pelas startups latino-americanas no ano passado, mais do que o triplo do recorde anterior.

O aumento das contratações por unicórnios – como são conhecidas as startups com valor de mercado de pelo menos US$ 1 bilhão – contribuem para o avanço do emprego na região, segundo Pepe Villatoro, responsável por expansão regional da Deel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Está explodindo”, disse ele em entrevista. “A guerra por talentos não é apenas com empresas dos EUA contratando na América Latina, mas também com empresas latino-americanas, principalmente no Brasil e México, e também na Colômbia e Argentina.”

A Deel já ajudou unicórnios do Brasil como Nu Pagamentos (Nubank) (NU) e Creditas Soluções Financeiras, além das mexicanas Jokr SARL e Clara e da colombiana Rappi, a contratar talentos em toda a região, disse o executivo.

O estudo, que é mais representativo das tendências de tecnologia e trabalho remoto, analisou dados de mais de 100.000 contratos de trabalho facilitados pela Deel em cerca de 150 países, além de 500.000 pontos de dados de terceiros.

O número de companhias estrangeiras contratando na América Latina aumentou 156% no segundo semestre de 2021, mais do que em qualquer outro lugar do mundo, em parte graças às possibilidades oferecidas pelo trabalho remoto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na República Dominicana e Argentina, por exemplo, o número de profissionais recrutados como prestadores de serviços cresceu mais de 200%.

Com milhares de engenheiros e desenvolvedores se formando todo ano em grandes mercados como Brasil e México, “pessoas que não tiveram acesso a oportunidades de trabalhar com as maiores empresas do mundo porque não moram no Vale do Silício, Nova York ou Londres agora têm acesso a elas”, afirmou Villatoro.

Outras conclusões do relatório:

* Os salários subiram em diversos mercados latino-americanos desde 2019, com aumentos de 57% no México — o maior do mundo — e 21% na Argentina

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

* No Brasil e Argentina, mais e mais profissionais pedem pagamento em criptomoedas como Bitcoin e Ethereum

* Empresas norte-americanas apontam o Brasil como um dos países com os salários mais atraentes

* Empregadoras da Europa, Oriente Médio e África consideram mais interessantes os salários na Argentina

Entre as empresas globais que contratam internacionalmente por meio da Deel estão Pinterest, Coinbase e Dropbox.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar