Uniswap foi a maior corretora descentralizada de 2019

21/01/2020 - 15:58
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
uniswap
Uniswap foi a corretora descentralizada que mais teve sucesso em 2019; confira (Imagem: Money Times)

Em novembro de 2017, a Uniswap foi lançada por Hayden Adams, que usou, como inspiração, uma publicação no Reddit de nada mais, nada menos do que Vitalik Buterin.

Após receber um investimento da Ethereum Foundation, Adams trabalhou e lançou seu projeto um ano depois.

Em apenas alguns meses, Uniswap se tornou uma peça-chave no universo das corretoras descentralizadas (DEX) que, então, resultaram em uma rodada de investimentos realizada pela Paradigma.

Hoje, Uniswap totaliza mais volumes do que qualquer outra DEX.

Em vez de aplicar um modelo tradicional de livro de oferta, em que os negociadores posicionam ordens de compra/venda que, depois, serão negociadas, a Uniswap usa um modelo fazedor de mercado automatizado que permite que qualquer um aplique capital em um pool de fundos em que os compradores podem negociar.

Esse modelo permite que haja liquidez em ativos ilíquidos, tornando ideal o investimento de criptoativos a longo prazo.

No entanto, isso vem em detrimento ao maior deslize de preços em maiores ofertas, conforme mostra o gráfico abaixo (e descrito em mais detalhes aqui).

dex models messari
(Tradução feita a partir do gráfico fornecido pela Messari)

Isso pode ser comparado aos mercados tradicionais que têm fazedores de mercado que fornecem liquidez ao oferecer preços nos quais você pode comprar e vender.

Para tal, são necessárias ferramentas profissionais de gestão de risco ao depositar ativos em um pool e depois, passivamente, ganhar dinheiro de uma taxa fixa de 0,3% em cada negociação.

No entanto, renda passiva não é garantida já que existem formas de perder dinheiro ao fornecer liquidez como resultado das movimentações de preço.

De qualquer forma, você ainda pode medir o crescimento essencial da Uniswap ao olhar para a quantidade de taxas acumuladas para fornecedores de liquidez.

uniswap fees messari
(Tradução feita a partir do gráfico fornecido pela Messari)

O crescimento da Uniswap não foi qualquer coisa, já que foi acumulado meio milhão de taxas apenas nos seis primeiros meses.

Embora houve uma queda que coincidiu com o declínio do volume de cripto como um todo, desde setembro, as taxas da Uniswap aumentaram, já que possui mais volume do que qualquer outra DEX: quase US$ 3 milhões foram negociados nos últimos sete dias.

Conforme a experiência de usuário da DEX continua a melhorar para competir com seus adversários centralizados, é provável que o número continue a aumentar nessas corretoras não custodiantes.

Uma grande parte vai ser resultado de agrupadores, como 1inch e DEX.AG que permitem que negociadores forneçam liquidez a partir de várias DEX para conseguir a melhor diferença de preço (spread), um problema que assola as DEX.

Essa natureza composta permite acesso apermissionado a várias fontes de liquidez, algo impossível em modelos centralizados. É provável que vejamos novas aplicações financeiras como um subproduto enquanto DEX continuam a contribuir para o crescente ecossistema DeFi.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 08/03/2021 - 12:52

Cotações Crypto
Pela Web