Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Vale prevê taxas “robustas” de produção de minério no 4º trimestre, mas cita riscos

29/10/2020 - 11:45
Vale VALE3
As vendas para a China nos nove primeiros meses do ano avançaram para 66% do total (Imagem: Reuters/Brendan McDermid)

A mineradora Vale (VALE3) afirmou nesta quinta-feira que espera manter taxas robustas de produção de minério de ferro no quarto trimestre, mas há riscos ligados a atrasos no licenciamento e impactos com início da estação chuvosa.

O diretor-executivo de Ferrosos da Vale, Marcello Spinelli, disse em teleconferência que a companhia está produzindo “na casa de 1 milhão de toneladas ao dia” de minério de ferro, o que seria suficiente para atingir o nível mais baixo da meta para o ano, de entre 310 milhões e 330 milhões de toneladas, conforme divulgado anteriormente.

A Vale destacou o recorde de produção no terceiro trimestre no Sistema Norte, que inclui o S11D, e uma “sólida produção nos sistemas Sul e Sudeste”.

Mas citou riscos de atrasos na Serra Leste, no Sistema Norte, por exemplo.

Em fala após a divulgação de resultados do terceiro trimestre na véspera, no qual o lucro cresceu 76%, para 2,9 bilhões de dólares, Spinelli afirmou que a participação das vendas da companhia para a China “aumentou muito” este ano por efeito da pandemia.

Segundo apresentação, as vendas para a China nos nove primeiros meses do ano avançaram para 66% do total, ante 57% no mesmo período do ano passado, enquanto o país asiático vem conseguindo melhor controle da Covid-19 em relação a outras nações.

Vale Mineração Empresas
A Vale prevê “estoques operacionais estáveis ao nível de produção nos próximos trimestres” (Imagem: Reuters/Adriano Machado)

Contudo, explicou o executivo, a maior exposição à China implica aumento no tempo entre a exportação e a concretização da venda.

A companhia estima em 45 dias o tempo para o transporte e blendagem de minério para a conclusão de um negócio com os chineses.

Após o impacto do desastre de Brumadinho e da pandemia de Covid-19, a Vale afirmou que recuperou sua flexibilidade operacional, reduzindo grandes variações de vendas.

De acordo com a apresentação, a Vale prevê “estoques operacionais estáveis ao nível de produção nos próximos trimestres” e estima mais flexibilidade de vendas de minério de ferro para captar oportunidades de mercado nos próximos trimestres.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Simões - 29/10/2020 - 11:48