Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Vale recua 10% no pré-mercado em NY; Papel acumula perda de 17%

28/01/2019 - 9:04

Vale

Por Investing.com – O desastre de Brumadinho e as consequências para a Vale (VALE3) continuam a trazer incerteza e pesar sobre o sentimento do investidor sobre o papel da mineradora. Nos EUA, a ADR opera com perdas de 10% no pré-market da bolsa de Nova York.

+ Veja aqui quais são as pequenas gigantes da Bolsa que podem te ajudar a transformar centavos em milhões

Desde sexta-feira, quando a barragem estourou, o ativo recuou 17%, movimento que antecipa a abertura da negociação da ação na B3.

Até a manhã desta segunda-feira, foram contabilizadas 58 mortes, dos quais 19 corpos já foram identificados, além de 305 desaparecidos.

A Vale informou ao mercado que suspendeu o pagamento de dividendos, juros sobre o capital próprio e o programa de recompra de ações, além de não pagar bônus aos acionistas em um movimento para fortalecer o caixa da mineradora que será fortemente impactado pelo caso.

A Justiça já bloqueou R$ 11 bilhões da Vale para garantir indenizações e a reconstrução da área, o que pode prejudicar a posição financeira da companhia, que registrava R$ 24 bilhões em caixa no último balanço.

Minério em alta

Na China, o contrato do minério de ferro mais negociado na bolsa de Dalian chegou a subir 6 por cento, para 567,5 iuanes (84,23 dólares) por tonelada, maior nível desde setembro de 2017, antes de devolver parte dos ganhos e fechar com alta de 2,8 por cento, a 550,5 iuanes.

“O acidente envolve minério de ferro brasileiro de alto teor. No entanto, acho que os preços físicos podem não se alterar tanto quanto os futuros, uma vez que o mercado tem estado muito, muito quieto (antes do Ano Novo Lunar)”, disse o analista Richard Lu, da consultoria CRU em Pequim.

O fechamento da mina Córrego do Feijão resultará em uma redução de 1,5 por cento na produção da Vale, o que terá um impacto “insignificante” sobre a oferta, afirmou Helen Lau, analista da Argonaut Securities.

Última atualização por Bruno Andrade - 28/01/2019 - 9:04

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto