Mercados

Vale (VALE3), Ibovespa (IBOV) nos 130 mil pontos e mais: 5 coisas para saber antes de investir nesta quinta (22)

22 fev 2024, 10:12 - atualizado em 22 fev 2024, 10:12
Ibovespa
Ibovespa em alta, balanço da Vale e outros destaques dos mercados hoje (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Ibovespa (IBOV) abriu o pregão desta quinta-feira (22) em alta, avançando 0,31%, a 130.446 pontos, por volta das 10h05.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na véspera, o IBOV fechou a sessão com leve alta de 0,09%, a 130.031,58 pontos. O mercado local não foi contagiado pelo mau-humor em Wall Street, com investidores reagindo à ata da última reunião das autoridades do Federal Reserve (Fed), realizada no último mês.



  • Já sabe onde investir agora que as empresas estão divulgando seus balanços do 4T23? Veja análises completas da Empiricus Research e saiba se você deve comprar, vender ou se manter neutro em cada uma das principais ações da bolsa. Clique aqui para receber os relatórios GRATUITOS.

O dólar caía frente ao real nos primeiros negócios desta quinta, depois que o otimismo sobre as ações após os bons resultados da Nvidia contaminou os mercados de câmbio e juros, apesar de a ata do Federal Reserve ter trazido preocupações com um afrouxamento precoce da política monetária.

Day Trade:

Radar do Mercado:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5 assuntos que podem mexer com o Ibovespa nesta quinta (22)

Ibovespa de volta aos 130 mil pontos

Ibovespa (IBOV) estendeu a sequência de altas dos últimos pregões e marcou seu quinto dia de ganhos nesta quarta-feira (21). A recuperação das ações da Vale (VALE3) ajudou a levantar o índice para o campo positivo.

No fim, o Ibovespa fechou a sessão com leve alta de 0,09%, a 130.031,58 pontos. O índice vem em uma sequência de altas na semana pós-Carnaval, conhecida por ser quando o ano realmente começa.

O balanço da Vale está marcado para depois do fechamento. O analista da Empiricus Research, Matheus Spiess, previstos para serem anunciados esta noite, só serão completamente analisados amanhã.

“Contudo, a expectativa já gera um clima de ansiedade no mercado hoje. A mineradora enfrenta um momento de tensão com o governo, que se intensificou após recusar uma indicação presidencial de Guido Mantega”, pontua.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Balanço da Vale (VALE3) será divulgado após o fechamento do mercado

Vale (VALE3) reporta seus resultados nesta quinta-feira (22), depois do fechamento do mercado. Com dados de produção e vendas atingindo o guidance de 2023, analistas acreditam que o balanço trimestral da mineradora sinalizará melhorias operacionais e crescimento nas principais linhas.

Genial Investimentos, por exemplo, está confiante com a performance da companhia no quarto trimestre do ano passado. Segundo a corretora, em relatório de prévia, essa temporada deve mostrar um crescimento de duplo dígito tanto em base sequencial quanto anual em todas as linhas do balanço da Vale – receita, Ebitda e lucro líquido.

Mercados globais avançam

Os mercados globais mostram sinais positivos na manhã desta quinta-feira. Na Ásia, as bolsas tiveram um desempenho expressivo, com destaque para o índice de Tóquio, que alcançou um novo patamar recorde. O Nikkei 225 encerrou o dia em alta de 2,19%.

Já os mercados na Europa e os futuros nos Estados Unidos também apresentam uma tendência de alta. O analista da Empiricus, Matheus Spiess, destaca que os índices antecipam um dia favorável em escala mundial, impulsionados por um apetite ao risco acentuado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Esse otimismo é impulsionado pelo desempenho surpreendentemente positivo da Nvidia. A reação do mercado aos resultados da empresa foi tão intensa que suas ações se tornaram o centro das atenções, refletindo um momento de grande otimismo que pode até ofuscar a postura ligeiramente mais cautelosa, ou hawkish, evidenciada na ata do Federal Reserve divulgada na véspera”, avalia.

Haddad dá braço a torcer e muda plano de desoneração da folha de pagamentos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, parece ter encontrado um caminho para resolver a questão da desoneração da folha de pagamento, mas foi preciso mudar o plano um pouco.

Ontem, em entrevista a Miriam Leitão, da GloboNews, Haddad confirmou que retirou o trecho da retomada dos impostos da Medida Provisória apresentada no final do ano passado. Em contrapartida, a proposta tramitará por projeto de lei e sem mudanças no texto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O pulo do gato é que a PL será enviada em regime de urgência. Ou seja, ela precisa ser analisada em 45 dias em cada uma das casas do Congresso. Caso contrário, as demais pautas ficam travadas até a sua votação.

Light (LIGT3) divulga nova proposta e prevê capitalização de até R$ 1,5 bi 

Light SA (LIGT3) divulgou na quarta-feira os termos e as condições para uma atualização de sua recuperação judicial, que vêm sendo negociada com seus principais credores, afirmando que houve uma melhora “drástica” em relação à proposta inicial e que não haverá haircut de sua dívida, que soma R$ 11 bilhões.

Segundo materiais divulgados pela companhia, sua última proposta apresentada a credores “bondholders”, em meados de janeiro, prevê a conversão de 40% dos débitos de cada credor em ações. Para quem aderir a essa proposta, o restante dos débitos seria pago em um prazo de oito anos e com remuneração pela variação do IPCA mais 5%. Para quem não aderir, o pagamento ocorreria em 12 anos e seria remunerado por IPCA mais 3%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar