CryptoTimes

Valkyrie entra com pedido de criação de ETF à SEC para investir em empresas cripto

15 mar 2021, 13:05 - atualizado em 15 mar 2021, 13:05
A lista de ETFs não aprovados cresce cada vez mais nos Estados Unidos (Imagem: Crypto Times)

Valkyrie Digital Assets entrou com pedido para criação de um novo fundo negociado em bolsa (ETF), o qual investirá em empresas que têm bitcoin em seus balanços.

Na última sexta-feira (12), a empresa enviou o formulário à Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC) dos Estados Unidos para a criação do “Valkyrie Innovative Balance Sheet ETF”.

A prática de adicionar bitcoin ao balanço de uma empresa ganhou popularidade, à medida que a MicroStrategy continua a comprar grandes quantidades da criptomoeda.

Logo depois, a Tesla, empresa que faz parte do índice S&P 500, adicionou bitcoin a seu balanço, fazendo com que qualquer investidor com um fundo de índice S&P tivesse exposição indireta ao bitcoin. O ETF da Valkyrie está acrescentado um outro modo de se obter exposição indireta. 

Em um primeiro momento, o fundo irá focar em ações comuns, mas poderá investir até 20% de ativos líquidos em valores mobiliários. O fundo também deverá investir em empresas relacionadas a bitcoin, especialmente aquelas com “balanços inovadores”.

A KKM Financial, empresa de consultoria de investimentos, irá incluir companhias que “investem, fazem transações, têm certa exposição ao bitcoin ou operam no ecossistema dessa criptomoeda, direta ou indiretamente”, como parte dos investimentos do fundo.

Conforme consta no formulário, isso pode incluir plataformas de negociação de bitcoin, mineradores cripto, gestoras, empresas de pagamentos e fornecedores de carteiras digitais. A Valkyrie pretende emitir ações na NYSE Arca.

Em janeiro deste ano, a Valkyrie enviou uma proposta de ETF de bitcoin para a SEC, juntando-se a um número crescente de empresas que aguardam a primeira aprovação. Por enquanto, a proposta da VanEck e da CBOE é a única que aguarda uma decisão da SEC.

theblock@moneytimes.com.br