BusinessTimes

Via, Americanas, Magazine Luiza e Mercado Livre adiantam promoções de Black Friday; veja principais iniciativas

18 nov 2021, 14:40 - atualizado em 18 nov 2021, 14:41
Black Friday estendida impacta os consumidores durante um maior período de tempo, o que aumenta a chance de conversão da compra. (Imagem: Unsplash/@cardmapr)

As varejistas Via (VIIA3), Americanas (AMER3), Magazine Luiza (MGLU3) e Mercado Livre (MELI34) estão distribuindo as promoções de Black Friday ao longo de novembro, em uma estratégia para evitar o pico do custo de aquisição de clientes durante o final do período de promoções.

Ao mesmo tempo, a Black Friday estendida impacta os consumidores durante um maior período de tempo, o que aumenta a chance de conversão da compra, na avaliação da XP Investimentos.

Em relatório, os analistas da corretora destacaram quatro iniciativas vistas até agora:

  1. Via: oferta de cupons exclusivos pré-Black Friday, focados nos aplicativos;
  2. Americanas: frete grátis e entrega em até 3 horas para produtos selecionados e realização de uma live-commerce especial no dia 11 de novembro, no app;
  3. Magazine Luiza: SuperApp Magalu com até 70% de desconto na categoria de vestuário e a campanha do “Cashback do Milhão” para os usuários do MagaluPay;
  4. Mercado Livre: Hora Black, com ofertas exclusivas diariamente às 13h.

A XP disse ver risco em relação à rentabilidade das grandes varejistas durante a Black Friday, em relatório divulgado nesta quarta-feira (17), às vésperas da data promocional que deve ser marcada pela inflação em dois dígitos no acumulado do ano.

Segundo analistas do mercado, por causa da alta de preços, o consumidor perdeu sua régua de comparação e terá mais dificuldade de saber se o desconto que está no produto é realmente compensador.

Por causa da pandemia, há uma escassez de matérias-primas em todo o mundo, ao mesmo tempo em que, no Brasil, o câmbio está em alta. Houve um reajuste médio de 30% nos preços dos eletroeletrônicos ao consumidor no país.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.