Vacinas

Vice da Fiocruz chama de “conservadora” previsão de doses para abril e espera superar estimativa

24 mar 2021, 14:57 - atualizado em 24 mar 2021, 14:57
Vacinas Coronavírus
A Fiocruz pretende encerrar o mês de março com quase 4 milhões de doses entregues e a meta é alcançar 100,4 milhões de doses até julho deste ano (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O vice-presidente de Produção e Inovação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marco Krieger, disse nesta quarta-feira esperar que seja superada a previsão de entregas de 18,8 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford contra Covid-19 em abril.

“É um cronograma mais conservador, vamos vendo semana a semana. Espero que possa melhorar”, disse Krieger à Reuters.

Inicialmente, Biomanguinhos, unidade de imunobiológicos da Fiocruz, estimava entregar ao Programa Nacional de Imunização (PNI) 30 milhões de doses da vacina em abril. Mas, em audiência no Senado na terça-feira, a presidente da Fiocruz, Nisia Trindade, fez a nova projeção para o mês que vem, de 18,8 milhões de doses.

A Fiocruz pretende encerrar o mês de março com quase 4 milhões de doses entregues e a meta é alcançar 100,4 milhões de doses até julho deste ano.

A ideia da Fiocruz, segundo Krieger, é passar a fazer divulgações semanais do calendário de vacinas.

“A aceleração (na produção) está sendo feita… acho importante a atualização e transparência das estimativas”, afirmou.

A Fiocruz, disse ele, está num período de curva de aprendizagem com a vacina AstraZeneca/Oxford e não há problemas no quadro atual.

“O que há são ajustes de curva de aprendizado, manutenções preventivas, entre outros. Estas variações são normais em processos produtivos nesta escala”, garantiu.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.