Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Villeroy, do BCE, diz que euro muito fraco pode ameaçar meta de inflação

16/05/2022 - 8:35
Francois Villeroy de Galhau
“Deixe-me enfatizar isto: vamos monitorar cuidadosamente a evolução da taxa de câmbio efetiva, como um motor significativo da inflação importada”, disse Villeroy (Imagem: Reuters/Sarah Meyssonnier)

A fraqueza do euro nos mercados cambiais poderia ameaçar os esforços do Banco Central Europeu para direcionar a inflação para sua meta, disse nesta segunda-feira o membro do BCE François Villeroy de Galhau.

Na quinta-feira o euro atingiu seu ponto mais baixo em relação ao dólar desde 2017. A moeda era negociado em leve alta nesta sessão.

A fraqueza do euro torna os bens e commodities importados denominados em dólar – como o petróleo – mais caros, alimentando as pressões de preços que levaram a inflação da zona do euro a níveis recordes.

“Deixe-me enfatizar isto: vamos monitorar cuidadosamente a evolução da taxa de câmbio efetiva, como um motor significativo da inflação importada”, disse Villeroy em uma conferência no banco central francês, do qual é presidente.

“Um euro fraco demais irá contra nosso objetivo de estabilidade de preços.”

O Federal Reserve tem apertado a política monetária nos Estados Unidos de forma mais agressiva do que o banco central da zona do euro, embora o BCE tenha sinalizado que é provável que se junte a outros grandes bancos centrais no aumento dos custos dos empréstimos em julho.

Villeroy disse que uma reunião decisiva da diretoria do BCE poderia ser esperada em junho, seguida por um “verão ativo” (no hemisfério norte) no front de política monetária.

“O ritmo das próximas etapas levará em conta a atividade real e os dados da inflação com alguma opcionalidade e gradualismo”, disse Villeroy.

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Última atualização por Rafael Borges - 16/05/2022 - 8:35

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto