Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Visco, do BCE, diz que UE deveria considerar fundo para gerir dívida de países relacionada à Covid-19

21/10/2021 - 8:38
Ignazio Visco
Visco disse que depois da crise a Itália deve acelerar a redução do peso da sua dívida pública para evitar riscos futuros de instabilidade (Imagem: Franck Robichon/Reuters)

A União Europeia (UE) deveria considerar a criação de um fundo de socorro para administrar a dívida pública acumulada pelos Estados-membros durante a pandemia de Covid-19 nos últimos dois anos, disse o membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE) Ignazio Visco nesta quinta-feira.

“A pandemia mostrou os limites da atual União Europeia sem uma capacidade orçamentária comum”, disse o presidente do Banco da Itália em evento anual do “Dia Mundial da Poupança”.

Visco disse que depois da crise a Itália deve acelerar a redução do peso da sua dívida pública para evitar riscos futuros de instabilidade.

“Se a economia continuar com um desempenho melhor do que o esperado, será importante aproveitar para reduzir o déficit”, afirmou.

Ele também disse que gargalos no fornecimento estão começando a afetar a Itália e alertou que o impacto pode pressionar os preços e a produção por mais tempo do que o esperado.

Ele acrescentou que os depósitos bancários mantidos por famílias e empresas aumentaram em 200 bilhões de euros (232,80 bilhões de dólares) durante a pandemia, mas que essa montanha de dinheiro diminuiria com a recuperação do consumo.

Última atualização por Rafael Borges - 21/10/2021 - 8:38

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web