Economia

Você deixaria o país se pudesse? 55% dos jovens dizem que sim

18 ago 2022, 14:12 - atualizado em 18 ago 2022, 14:12
Setor Aéreo Brasil
Jovens apontam insatisfações com o Brasil e deixariam o país, se pudessem (Imagem: Pixabay)

Morar fora do Brasil é uma ambição presente nos jovens, visto que a maioria (55%) da população com idade entre 16 e 20 anos iria morar fora se pudesse, aponta pesquisa da agência de branding Ana Couto antecipada ao Money Times.

O estudo Branding Brasil – O valor que o país gera, procura conhecer a percepção dos brasileiros com o Brasil atual e o valor que o país gera como marca.

Para isso, o estudo analisou 5 comunidades online, mais de 600 mil tweets, além de pesquisa quantitativa com 2500 respondentes de todo o Brasil.

Entre os mais jovens, entre 16 e 20 anos, 56% dizem que o Brasil não é o lugar ideal para viver, com 55% afirmando que deixariam o país se pudessem. Em contrapartida, entre a população com mais de 55 anos, apenas 35% deixariam o Brasil.

É bom ser brasileiro, mas nem sempre é bom estar no Brasil

A relação de “amor e ódio” foi observada pelo estudo, que captou diversos tweets com reclamações sobre viver no Brasil, mas apreço por características culturais.

“O Brasil é um bom país para viver por conta dos lugares, das pessoas, mas se for pensar em um lado político e econômico, atualmente, não é o melhor.”, disseram à pesquisa.

O estudo aponta que há uma clara distinção entre a  imagem do Brasil e a do brasileiro. Enquanto a instituição está associada a percepções mais negativas, o brasileiro continua sendo o melhor do Brasil.

Foi mapeado ainda que os mais jovens são mais críticos com o Brasil, enquanto os mais velhos são mais calorosos em relação ao país.

“Em comparação aos outros lugares e bom porque aqui não se tem tanta guerra igual em outros países, acho o Brasil bom pra se viver sim.”, disse entrevistado do recorte 45+.

Em contrapartida, no recorte entre 18-24 anos, “Sentimentos controversos de amor e raiva, pois ao mesmo tempo que gosto do país muitas vezes as coisas que aqui acontecem me deixam frustrada.”

Os problemas do país

Dentre os principais problemas percebidos pelos entrevistados em relação ao Brasil, estão:

  • custo-benefício de viver no país;
  • desenvolvimento econômico;
  • política;
  • corrupção;
  • desigualdades; entre outros.

Estes aspectos destacam a visão negativa do Brasil como instituição, aponta o estudo.

Contudo, em contrapartida, 73% das pessoas concordam que a cultura do país é muito rica e 71% que o brasileiro pode fazer o que quiser quando se une, evidenciando a visão positiva sobre as pessoas brasileiras.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.