BusinessTimes

Washington Post vai fornecer tecnologia de publicação para petrolífera BP

25 set 2019, 15:21 - atualizado em 25 set 2019, 15:21
Agora, a unidade Arc se expande para um novo mercado ao fechar um acordo com seu primeiro cliente fora do setor de mídia: a petrolífera BP (Imagem: Jason Alden/Bloomberg)

A cada duas semanas, Jeff Bezos, fundador da Amazon.com, realiza uma reunião com os engenheiros de seu jornal The Washington Post, em parte para avaliar um produto chamado Arc, que ajuda as empresas a fazer publicações on-line. O software ganha cada vez mais espaço no negócio do Washington Post, embora menos visível do que seus furos de reportagem sobre o governo Donald Trump.

Agora, a unidade Arc se expande para um novo mercado ao fechar um acordo com seu primeiro cliente fora do setor de mídia: a petrolífera BP. A equipe de comunicação da gigante de energia usará o software da Arc para publicar artigos e vídeos para os 70 mil funcionários em 250 sites internos, newsletters e um futuro aplicativo.

“Percebemos que muitas grandes empresas são essencialmente editoras”, disse Fred Ryan, editor do Post.

Os executivos do Post dizem que o conjunto de ferramentas da Arc facilita a publicação por empresas em diferentes plataformas – que incluem aplicativos, sites para celular, newsletters e redes sociais -, além de ganhar dinheiro com publicidade ou assinaturas.

O Post criou o negócio de licenciamento da Arc em 2014, fornecendo o software proprietário de sua redação gratuitamente a jornais universitários Sua base de clientes se expandiu para empresas de mídia que administram mais de 600 sites em todo o mundo, que incluem o Boston Globe, Tribune Publishing e Raycom Media. Agora, o Post vê a chance de licenciar seu software para empresas fora do segmento de mídia.

Vendas crescentes

A Arc tem cerca de 250 funcionários, e muitos engenheiros trabalharam no escritório de Chicago. As vendas triplicaram entre 2016 e 2017 e mais que dobraram no ano seguinte. Nos próximos três anos, a Arc espera gerar US$ 100 milhões em receita anual, disse Shailesh Prakash, diretor de tecnologia da informação e vice-presidente de produtos do Washington Post. A Arc ainda não dá lucro, disse Prakash, mas o executivo espera que o negócio se torne o terceiro maior fluxo de receita do Post.

O software da Arc tem uma vantagem, disse Prakash, porque está ligado à operação de computação em nuvem da Amazon Web Services, da Amazon.com, e é desenvolvido pelo próprio Washington Post.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.